O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na última terça-feira (09/03) novas medidas de prevenção em relação ao avanço da Covid-19 no estado. O decreto estadual foi prorrogado, com ainda mais restrições, e começou a valer por mais sete dias, a partir desta quarta-feira (10/03).
“(Essas medidas são) para que nós possamos garantir atendimento para população no sistema de saúde pública”, afirmou o governador.
As novas regras são:
- Toque de recolher será das 21h às 5h;
- Shoppings devem funcionar somente das 11h às 19h;
- Academias e cinemas não podem funcionar por sete dias;
- Comércio de rua pode funcionar de 10h às 17h;
Barbalho informou, em coletiva no início da noite de ontem (09/03), que a ocupação de leitos no estado está em 76% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 51% dos leitos clínicos. O estado aumentou a oferta de leitos, devido à alta demanda. No total, foram 234 novos leitos.
“A intenção é de que possam manter a oferta de leitos garantida, mesmo com a crescente de casos confirmados”, disse o governador.
Ainda segundo Helder, o governo ainda deve abrir novos leitos nesta semana na Santa Casa, no Hospital de Clínicas em Belém e no Hospital Abelardo Santos, que deve retornar o atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19.
*Com informações do G1