*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Wilson Lima anunciou o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O anúncio foi feito por meio das redes sociais, porém ainda não há datas definidas para o pagamento. Também nesta quarta, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Desporto Escolar, lançou o calendário de Matrículas 2025, para a rede estadual e municipal de ensino.
“Estou passando aqui só para adiantar uma informação. Este ano de 2024, vai ter Fundeb, hein”, disse Lima por meio do Instagram.
A última vez que o recurso foi pago aos servidores foi em janeiro de 2023, referente a 2022. Os valores do abano chegaram a R$ 17,9 mil, e mais de 33,5 mil servidores tiveram direito ao benefício.
Calendário 2025
Também nesta quarta-feira (11), o governo do Amazonas, por meio da Seduc-AM, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), lançaram o calendário de Matrículas 2025, da rede estadual do Amazonas e municipalo de Manaus.
De acordo com o calendário divulgado, alunos da rede pública estadual serão rematriculados automaticamente no período de 13 de dezembro a 3 de janeiro de 2025. Já na rede municipal, a rematrícula automatica ocorrerá a partir do dia 16 de dezembro a 3 de janeiro de 2025.
As transferências por reordenamento serão feitas a partir do dia 6 de janeiro de 2025, por meio de encaminhamento automático e os pais devem confirmar a transferência na nova escola entre os dias 7 e 8 de janeiro.
Já os pais que desejam transferir os filhos, precisam acessar o site matriculas.am.gov.br ou comparecer presencialmente nas escolas em horário comercial. Para estudantes com deficiência, o prazo é de 9 a 10 de janeiro, e os demais estudantes entre os dias 13 e 14 de janeiro de 2025.
Os novos alunos devem obrigatoriamente se cadastrar por meio do site, assim como a matrículas dos mesmos devem ser feitas presencialmente nas escolas ou de forma on-line. Para estudantes com deficiência o prazo é de 9 a 10 de janeiro e demais alunos entre os dias 15 e 17 de janeiro.