Pesquisar

booked.net

Governador Roberto Cidade lança Operação Amazonas + Verde com investimento de R$ 10 mi no combate às queimadas

Foto: Portal Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (UB), lançou, nesta sexta-feira, 29, a ‘Operação Amazonas + Verde’, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), para fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado durante o período de estiagem. Durante a cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral da corporação, em Manaus, foram entregues 29 viaturas e mais de 450 equipamentos de proteção e atuação operacional.

Com investimento superior a R$ 10 milhões, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros principalmente em municípios do interior e em áreas rurais de difícil acesso, além de reforçar ações de educação ambiental e combate aos ilícitos ambientais.

Durante o evento, o governador destacou a importância dos investimentos e afirmou que o planejamento antecipado será essencial para enfrentar os impactos da estiagem e das queimadas nos próximos meses.

“Eu saio daqui com sentimento de esperança. Quando a gente faz entregas significativas como essas é que nos motiva e a gente entende que está no caminho certo”, declarou Roberto Cidade.

Segundo o governador, as ações do governo já começaram em municípios afetados pela estiagem.

“Já mandamos mais de 30 mil cestas básicas para os municípios que já estavam em situação de emergência. Já estamos enviando homens e mulheres para o sul do Amazonas para que a gente possa se antecipar às queimadas. É dessa forma que vamos trabalhar: com planejamento”, afirmou.

A operação também faz parte do processo de expansão do Corpo de Bombeiros no interior do estado. Entre 2025 e 2026, a corporação passou de 11 para 24 municípios com bases permanentes, ampliando a cobertura operacional em regiões consideradas estratégicas durante o período de seca.

Os novos equipamentos e viaturas serão utilizados tanto na capital amazonense quanto no interior, reforçando o atendimento emergencial e as ações de combate aos incêndios florestais durante a estiagem amazônica.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.