Pesquisar

booked.net

Governador interino Roberto Cidade destaca Feclam como força para o Legislativo do Amazonas

Foto: Divulgação/ Secom

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Na abertura da 6ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), realizada na noite de quinta-feira, 23, o governador interino Roberto Cidade (UB) destacou o evento como uma ferramenta de qualificação e compartilhamento de conhecimento para fortalecer as Câmaras Municipais do interior. Considerado um dos maiores encontros de fortalecimento parlamentar do país, o Feclam se firmou como espaço estratégico de capacitação e troca de experiências entre representantes do Legislativo municipal em todo o Amazonas.

O fórum foi criado em 2021, no primeiro ano em que Roberto Cidade, então deputado estadual, assumiu a Presidência da Assembleia. Ele destacou que o evento já faz parte do calendário oficial da Casa.

“No momento em que tivemos essa ideia, junto com a Mesa Diretora e os demais deputados e deputadas, algumas pessoas pensaram: será que isso vai dar certo? Eu disse: vai dar. E o resultado disso é a evolução a cada ano. Eu quero aqui ressaltar que ninguém faz nada sozinho. Isso só foi possível porque tivemos aqui o total apoio do Executivo estadual, do ex-governador Wilson Lima. Nós tivemos o apoio do Poder Judiciário, tivemos o apoio, principalmente, dos vereadores e vereadoras que acreditaram nesse projeto”, declarou Roberto Cidade.

Foto: Divulgação/ Secom

Cidade ressaltou que a participação no Feclam não conta somente com parlamentares e assessores, mas também com servidores públicos e secretários das prefeituras amazonenses.

A 6ª edição do Feclam foi aberta pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adjuto Afonso (UB) e contou com a presença, além de vereadores e secretários municipais, de diversas autoridades amazonenses, como o deputado Federal Fausto Júnior, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, o ex-governador Wilson Lima, além de deputados estaduais.

O evento, que tem como tema “Inteligência Artificial e os Desafios na Administração Pública e nos Processos Eleitorais”, encerra nesta sexta-feira, 24. A programação inclui oficinas, palestras especializadas e a entrega das Leis Orgânicas e Regimentos Internos elaborados com apoio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI).

Nesta sexta-feira, 24, as atividades começam às 09h, com palestras e momentos institucionais. O encerramento está previsto para 17h30, com entrega de certificados, das revisões das Leis Orgânicas e Regimentos Internos a 16 municípios e coquetel de confraternização.

Um dos destaques da edição é a entrega do Prêmio Câmara Cidadã 2026, que reconhece projetos inovadores com impacto social desenvolvidos por parlamentos municipais.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.