Search
booked.net
Search
Close this search box.

Google entra com recurso contra decisão de Moraes e vê ‘censura prévia’

Foto: Dia a Dia Notícia

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O empresa Google entrou com um recurso contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em derrubar o canal do Partido da Causa Operária (PCO) no YouTube. A big tech aponta que a ação sem a indicação de conteúdos ilícitos, configura uma “censura prévia”.

No ano de 2022, Moraes mandou bloquear as contas do PCO nas redes sociais após postagens do partido de extrema esquerda pedindo a dissolução do STF.

Depois da empresa de tecnologia entrar com o primeiro recurso, o entendimento de Alexandre foi mantido em julgamento colegiado do STF. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça foram os únicos a divergirem dos demais magistrados.

Para o Google, Moraes não apresentou fundamentos suficientes para a manutenção de sua decisão anterior. Mas apesar a crítica ao entendimento, a empresa cumpriu a decisão.

“quanto ao conteúdo já existente, a ordem pode atingir todos os vídeos já publicados no canal – ativo desde 2008 com 21.000 (vinte e um mil) vídeos –, inclusive aqueles que nunca tiveram sua licitude questionada, das mais variadas naturezas (jornalísticos, culturais, políticos, dentre outros), que refletem os ideais partidários e que não têm qualquer vinculação com o objeto da investigação. Quanto ao conteúdo futuro, a ordem equivale a verdadeira censura prévia, historicamente vedada pela jurisprudência desse Eg. STF”, disse o Google.

Ainda segundo a empresa, o Supremo deixou de analisar pedido para que houvesse alguma delimitação temporal ou indicação de endereços de conteúdos que devem ser preservados para fins investigativos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.