*Da Redação Dia a Dia Notícia
Esperança de medalha nas Olimpíadas de Paris, a ginasta japonesa Shoko Miyata foi banida dos Jogos Olímpicos pela Associação Japonesa de Ginástica por violação ao código de conduta. A atleta, de 19 anos, bebeu e fumou antes da idade permitida no país de 21 anos.
“Após sua confirmação e discussões de todos os lados, foi decidido que ela se retiraria dos Jogos Olímpicos”, revelou Kinji Nishimura, secretário geral da Associação Japonesa de Ginástica.
A japonesa garantiu seu passaporte para Paris ao vencer a Copa NHK pela terceira vez consecutiva, em maio. Considerada a melhor ginasta do país, Miyata foi medalhista de bronze na trave no Mundial de Ginástica de 2022, em Liverpool, e conquistou seu primeiro título no Japão, em abril, no Campeonato Nacional. No último Mundial, na Atuérpia, sua melhor classificação foi no salto, com o sexto lugar geral, prova em que Rebeca Andrade fez história com o bicampeonato, superando Simone Biles.
No Japão, a maioridade penal foi reduzida em 2022 de 20 para 18 anos. No entanto, a idade legal para o uso de álcool e de nicotina é de 20 anos. Desta forma, a ginasta teria cometido uma violação da lei de seu país, já que tem 19 anos. Se a atleta realmente for cortada da equipe olímpica, será a primeira vez em que o caso ocorre na história do país, que tem apenas uma medalha por equipes na ginástica feminina em Jogos Olímpicos, com o bronze de Tóquio 1964.