*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux protagonizaram um desentendimento na quarta-feira (15), durante o intervalo da sessão de julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF). A discussão ocorreu na chamada “sala de lanches”, ao lado do plenário, e foi presenciada por outros magistrados que deixaram o local diante do clima tenso. O episódio veio a público nesta quinta-feira (16), revelado pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
com relatos, Gilmar ironizou Fux por ter pedido vista em um recurso de Sergio Moro, dizendo: “Vê se consegue fazer um tratamento de terapia para se livrar da Lava Jato”. Em seguida, acrescentou que o colega deveria “enterrar o assunto do Salvador”, referência a José Nicolao Salvador, ex-assessor de Fux demitido em 2016 após ser citado em uma proposta de delação premiada.
Fux rebateu dizendo que havia solicitado vista “para analisar melhor o caso” e demonstrou incômodo com o fato de Gilmar falar mal dele em diversas ocasiões. Gilmar respondeu: “É verdade, mas falo mal de você publicamente, e não pelas costas, porque considero você uma figura lamentável”. Ele também citou a famosa demora do voto de Fux no julgamento de Jair Bolsonaro, afirmando que o ministro “impôs aos colegas um voto de 12 horas que não fazia o menor sentido”.
Segundo testemunhas, Fux se defendeu afirmando que apenas exerceu seu direito de voto “diante do massacre sofrido pelos réus da trama golpista”. Os dois ministros ainda não comentaram o episódio.
