*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Boi Garantido conquistou, nesta segunda-feira (30), seu 33º título no Festival de Parintins e reafirmou sua força como símbolo do povo amazônida. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Boi da Baixa do São José levou emoção à arena com uma apresentação que exaltou suas raízes populares e a conexão histórica com a galera encarnada, superando o Caprichoso na apuração final.

Com o tema “Boi do povo, boi do povão”, o Garantido tocou o coração do público e dos jurados ao destacar a essência popular do Festival de Parintins, colocando o povo como protagonista da criação artística. A apresentação se destacou por alegorias grandiosas, coreografias marcantes e toadas que celebraram a cultura amazônica com emoção e identidade.
Na primeira noite, o Garantido venceu com um total de 419,8 contra 419,6 do Caprichoso, uma diferença de 0,2 décimos.
Na segunda noite, o Garantido venceu com um total de 419.5 contra 419,3 do Caprichoso, uma diferença também de 0,2 décimos.
Com o tema ‘O Ecoar das Vozes da Floresta’, o Boi Garantido abriu o 58º Festival de Parintins. A primeira noite do boi encarnado foi embalada pela pluralidade do povo da floresta, com destaque para a Lenda Amazônica, Item 17, “Tapyra’yawara” e o encerramento da noite com o Ritual Indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”.
A segunda noite foi marcada pela celebração da história e influência do bumbá vermelho e branco como tema “Garantido, Patrimônio do Povo”, do Povão” e apresentou as matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras, que conduziram a narrativa da apresentação.

O Garantido, que não vencia um campeonato desde 2019, continua sendo o bumbá que mais possui títulos no Festival de Parintins com 33 vitórias. Desde 1966, os únicos anos em que não houve competição foram 2020 e 2021, durante o período da pandemia da Covid-19.