Search
booked.net

Covid-19: FVS-AM diz que número de pacientes internados reduziu até 50%

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, aponta alguns indicadores positivos no atual cenário de combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Estado do Amazonas, entre eles, a redução do número de internados e de óbitos nesse mês de maio.

 

A redução do número de internações e óbitos em pacientes com diagnóstico da Covid-19, associada à diminuição de casos agudos confirmados por meio do exame RT-PCR, bem como a ampliação da realização de testes rápidos tanto na capital quanto no interior, além da capacidade de resposta da rede de assistência de saúde do Estado, são indicadores que contribuíram para a decisão de flexibilização gradual anunciada pelo Governo do Estado, cujo primeiro ciclo de abertura tem início nesta segunda-feira (1º/06).

 

O aumento do número de casos confirmados no estado tem relação com a ampliação da rede de diagnóstico da Covid-19 no Amazonas, o que tem levado os municípios a priorizar a identificação dos casos sintomáticos, seu isolamento e a realização de testes rápidos para comprovação da doença.

 

“Os números de casos positivos confirmados são importantes, como também outros indicadores, como o número de pacientes internados no Amazonas. No período de 3 a 9 de maio ocorreram 632 internações; já no período de 17 a 23 de maio, foram 339 internações, uma redução de 50%”, explica Rosemary Pinto.

 

A diretora-presidente da FVS-AM destaca que o número é ainda maior em Manaus. “A redução na capital é de 58%. Na semana de 3 a 9 de maio, foram 377 internações; de 17 a 23 de maio, caiu para 156 internações”, completou.

 

Outro indicador positivo apontado por Rosemary é em relação a óbitos, que também apresentou redução de 20% entre o período de 3 a 17 de maio, quando comparado a 18 a 23 do mesmo mês. “Saiu de 462 pessoas enterradas para 369 óbitos”, informou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.