Search
booked.net
Search
Close this search box.

Fome faz parte do dia a dia de 25,7% das famílias da região Norte, aponta pesquisa

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Na região Norte do Brasil, a insegurança alimentar apresenta percentual de 71,6% estando acima da média nacional de 58,7%. A fome faz parte do dia a dia de 25,7% das famílias na região Norte, aponta pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Em 2022, aproximadamente 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no Brasil, revela o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil que foi lançada nesta quarta-feira (8). A edição recente da pesquisa mostra que 58,7% dos brasileiros convive com a insegurança alimentar em algum grau (leve, moderado ou grave).

Neste ano, apenas quatro em cada 10 domicílios conseguem manter acesso pleno à alimentação. São 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar, havendo um aumento de 7,2% desde o ano de 2020, e de 60% em comparação ao ano de 2018.

Em pouco mais de um ano, a fome dobrou nas famílias com crianças menores de 10 anos, passando de 9,4% em 2020 para 18,1% no ano de 2022. Em grupos familiares com a presença de três ou mais pessoas com até 18 anos de idade, a fome atingiu 25,7% dos lares. Já em domicílios apenas com moradores adultos a segurança alimentar chegou a 47,4%, número maior do que a média nacional.

Cerca de metade das famílias que deixaram de comprar, nos últimos 3 meses,  arroz, feijão, vegetais e frutas convivem com a insegurança alimentar moderada ou grave. Entre as famílias que deixaram de comprar carnes nos três meses anteriores à pesquisa, 70,4% passavam fome. Dados semelhantes foram encontrados nos lares onde os moradores não haviam comprado frutas (64%) e vegetais (63,6%).

As estatísticas foram coletadas entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir da realização de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. A Segurança Alimentar e a Insegurança Alimentar foram medidas, mais uma vez, pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), que também é utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.