O verão está literalmente “bombando” em diversas partes do Brasil e em um dos principais destinos turísticos do país também! Hoje vamos falar sobre a Ilha de Florianópolis, mais conhecida como Floripa, que está em sexto lugar no ranking das 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil, segundo pesquisa da plataforma Airbnb.
Além disso, de acordo com o Tourist Maker, site especializado em turismo pelo mundo, a cidade é considerada uma das melhores para se morar na América do Sul. Eu, particularmente, amo as praias, os locais turísticos, os roteiros gastronômicos e culturais, e, principalmente, a energia dos manezinhos da ilha, como são chamados os nativos de Florianópolis.
Floripa possui uma forte rede hoteleira, mas também é conhecida pela quantidade e qualidade dos aluguéis de temporada, principalmente as casas e apartamentos que ficam próximas das praias. Entre as praias que amo ficar, destaco a dos Ingleses, Canavieiras e Campenche, que possuem boa estrutura de supermercados, drogarias e restaurantes.
Praia dos Ingleses – Acervo pessoal
Aliás, é no Campenche que tive uma experiência memorável ao conhecer a famosa Ilha Campeche, que fica em frente à praia e o acesso é feito por barqueiros autorizados que cobram em torno de R$ 180 por pessoa para fazer a travessia, entre os horários das 9h às 16h. Porém, só é permitida a permanência de 770 visitantes na baixa temporada e 800 na alta temporada.
A ilha é paradisíaca, cercada pelo mar com uma coloração esmeralda e foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nela, é possível ver inscrições rupestres de 3.500 a. C, sendo considerada um importante sítio arqueológico de Santa Catarina.
Florianópolis, que é mundialmente conhecida como Ilha da Magia, também possui praias para todos os tipos de turista. Uma das mais badaladas e muito conhecida pelos seu beach clubs é Jurerê Internacional, famosa pelo seu glamour, mansões, casas de veraneio “tipo de cinema”, lojas caras e por reunir pessoas de alto poder aquisitivo.
A praia da Ponta das Canas possui um estilo mais rústica com uma colônia de pescadores. Já os amantes de surf devem seguir para a Praia Brava e Praia Mole, que possuem ondas mais agitadas. Também tem uma praia de nudismo, a Galheitas, que fica num pequeno trecho entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa. O local é conhecido por incentivar a prática de viver em contato “total” com a natureza. Confesso que quando tinha “20aninhos” tive a curiosidade de conhecer o espaço e fiquei impressionada com o respeito dos frequentadores. Lá, você pode ficar totalmente nu ou parcialmente e deve seguir as normas estabelecidas pela Federação Brasileira de Naturismo.
A noite em Floripa ferve, principalmente na alta temporada com muitas festas, festivais de música, shows e clubes. Um dos pontos de encontro noturno é o famoso centrinho da Lagoa da Conceição, que é conhecido por ter bares e restaurantes agitados. É lá também que tem uma feirinha com várias barracas de artesanato e algumas construções históricas como a Igreja da Lagoa.
Já os apreciadores de um belo pôr do sol precisam colocar no roteiro uma parada estratégica em Santo Antônio de Lisboa. O bairro histórico e gastronômico tem uma orla estratégica voltada para contemplar o fim do dia. Os turistas vão chegando e se posicionando na orla ou nos restaurantes do local. As ruas também possuem casas e lojas charmosas com uma arquitetura tipicamente açoriana, que dá uma sessão gostosa de estar em Portugal.
Bom, vou ficando por aqui. Mas, espero que tenha deixado em você uma vontade louca para conhecer esse paraíso brasileiro. Seja a dois, em família, com os amigos ou até mesmo sozinho. Floripa é o destino para todos os tipos de viajante. Aproveite que em 2023 tem mais de 10 feriados prolongados e já coloca a Ilha da Magia no seu roteiro!
Por Emanuelle Araújo
Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos é responsável pelas redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!