Manaus, quinta-feira 10 de julho de 2025
Search

booked.net

Filmes brasileiros ‘O Último Azul’ e ‘A Melhor Mãe do Mundo’ levam 5 prêmios em festival no México

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Após conquistas no Globo de Ouro e no Festival de Cannes, o cinema brasileiro voltou a se destacar no exterior. No 40º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, ‘O Último Azul’ venceu como Melhor Filme Ibero-americano de Ficção e garantiu também o prêmio de Melhor Interpretação para Denise Weinberg. Já ‘A Melhor Mãe do Mundo’ levou três troféus: Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Interpretação para Shirley Cruz.

O cinema brasileiro está vivendo um de seus períodos mais expressivos no cenário global, culminando em uma série de prêmios históricos ao longo de 2025 e a mais recente celebração ocorreu no 40º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, encerrado em 14 de junho. Lá, ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro, foi consagrado com o prêmio máximo de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, além do troféu de Melhor Interpretação para a atriz Denise Weinberg. Na mesma mostra, ‘A Melhor Mãe do Mundo’, de Anna Muylaert, levou os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Interpretação para Shirley Cruz.

Para Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), as conquistas validam o talento nacional. “Esses prêmios não são apenas para os filmes, mas para todo o setor. É a prova de que nossas histórias, imagens e vozes seguem reverberando mundo afora com força e autenticidade”, afirma.

Trajetória de conquistas

As vitórias em Guadalajara completam um ano de reconhecimento internacional para o Brasil. Relembre os principais marcos:

  • Janeiro: Fernanda Torres tornou-se a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por “Ainda Estou Aqui”. No mesmo mês, a animação “Perfekta” foi premiada como Melhor Conteúdo Infantil no Rose d’Or Latin Awards .
  • Março: O país alcançou um feito inédito no Oscar, com “Ainda Estou Aqui” , de Walter Salles, vencendo a estatueta de Melhor Filme Internacional.
  • Abril: A produção de Salles continuou sua trajetória de sucesso no Prêmio Platino, em Madri , garantindo os troféus de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
  • Maio: O Brasil brilhou em Cannes. Wagner Moura foi eleito Melhor Ator por “O Agente Secreto” e Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Direção. Além disso, os projetos ” Virtuosas ” e ” Ouvi o Chamado: O Retorno do Manto Tupinambá ” foram premiados em seções paralelas do Marché du Film.

Nacionalmente, o sucesso também repercute. No último domingo (15), “A Melhor Mãe do Mundo” foi o grande vencedor do festival Cine PE, em Recife, levando os prêmios de Melhor Longa-Metragem, Roteiro, Atriz e Atriz Coadjuvante.

Essa presença marcante nos principais eventos do audiovisual global é fruto de uma cadeia criativa vibrante, impulsionada pela valorização das políticas culturais e pelo talento de nossos cineastas e artistas.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.