*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O premiado filme “O último azul”, do pernambucano Gabriel Mascaro, estreia, nesta quinta-feira (28), nos cinemas brasileiros. O longa-metragem, que se passa na Amazônia, conquistou o prestigioso Urso de Prata no Festival de Berlim em fevereiro deste ano, consolidando o diretor como um dos grandes nomes da nova geração do cinema nacional.
“Foi muito bonito e agora, finalmente, encontraremos o público brasileiro com muito calor e muita energia”, celebrou Mascaro.
A trama, que mescla ficção e drama, conta a história de Tereza, uma mulher de 77 anos, que embarca em uma jornada para realizar um último desejo antes de ser compulsoriamente transferida para uma colônia habitacional para idosos. No meio do caminho, ela é surpreendida por um misterioso marinheiro, interpretado pelo ator Rodrigo Santoro.
Mascaro explica que o filme questiona o papel da velhice. “A gente queria fazer um filme sobre esse corpo idoso feminino que sente desejo. Um corpo que pulsa no presente e que ressignifica a vida aos 77 anos”, disse o diretor.
A protagonista é interpretada pela atriz Denise Weinberg, que falou sobre a importância do papel. “A velhice não é uma coisa triste, se você souber envelhecer, é uma sabedoria. Além disso, envelhecer fazendo o que você gosta é maravilhoso”, completou a atriz.
