*Da Redação Dia a Dia Notícia
Pela primeira vez, as três principais emissoras de TV aberta do país, Globo, Record e SBT, estarão no Festival de Folclórico de Parintins 2025 para cobrir a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido.
A cobertura será realizada em formato de reportagens, entradas ao vivo e flashes jornalísticos, com conteúdos que deverão ser inseridos nos telejornais e programas de entretenimento das emissoras. A transmissão oficial do evento continua sendo exclusiva da TV A Crítica, responsável por exibir ao vivo todas as três noites do festival, em canal aberto e também via YouTube, em 4K.
A Rede Globo lidera a presença nacional, enviando uma das maiores delegações de sua história ao Amazonas. Entre jornalistas, produtores e artistas, destaca-se a vinda de Amauri Soares, diretor-geral da emissora, que acompanhará de perto o espetáculo pela primeira vez. A presença da alta cúpula global sinaliza o crescente interesse nacional e internacional pela cultura do Norte do Brasil.
A iniciativa só foi possível após um acordo entre as emissoras nacionais e a TV A Crítica, que permitiu a cobertura jornalística do evento sem interferência na exclusividade da transmissão oficial. O acerto representa um avanço na divulgação da cultura regional, respeitando as tradições e os direitos locais.