Search
booked.net
Search
Close this search box.

FBI revela plano de 1983 para matar rainha Elizabeth II durante visita aos EUA

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O FBI revelou que a rainha Elizabeth II enfrentou um risco em potencial em uma viagem ao Estados Unidos no ano de 1983. Os documentos foram divulgados nesta semana no site do FBI. A monarca faleceu em setembro do ano passado.

Em março de 1983, a rainha e o seu marido, o príncipe Phillip, viajaram para a costa oeste dos Estados Unidos e fizeram uma parada na cidade de São Francisco.

Na época, um policial de São Francisco era um freguês costumeiro de um bar frequentado por simpatizantes do Exército Republicano Irlandês (IRA). A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, mas lá há um grande número de separatistas, os republicanos.

O policial de São Francisco recebeu uma chamada dizendo que um homem tinha planos para tentar ferir a rainha Elizabeth como vingança pela morte da filha dele, que teria sido vítima de uma bala de borracha na Irlanda do Norte.

Havia dois planos, jogar um objeto no iate da rainha no momento em que ela passasse por baixo da ponte de Golden Gate ou tentar matá-la em uma visita ao Parque de Yosemite.

Os documentos do FBI da época afirmam que o Serviço Secreto (o grupo que protege os presidentes dos EUA e seus familiares) pretendia fechar as passarelas da ponte quando o iate se aproximasse.

Os nomes do policial e do interlocutor foram censurados nos documentos, o que não indica se foram tomadas precauções na época ou se alguma prisão foi feita. Um memorando de 7 de março de 1983 indicava que a rainha completou a visita aos EUA sem incidentes e que nenhuma investigação adicional se justifica.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.