*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Manaus perde uma figura política de destaque, o ex-vereador Francisco Nascimento Marques faleceu neste domingo (15), aos 77 anos. Marques, que presidiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e atuou como prefeito em exercício por mais de 100 vezes, deixou um legado significativo na política e no direito amazonense. A causa da morte não foi divulgada.
Tanto a CMM quanto o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) emitiram notas de pesar. O TRE-AM, onde Marques serviu como juiz jurista no biênio 2015-2017, destacou sua contribuição para a Justiça Eleitoral e sua conduta ética. O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), ressaltou a importância da atuação de Marques: “Com uma trajetória pública marcada por relevantes contribuições ao município de Manaus, Francisco Marques presidiu esta Casa entre 1983 e 1985 e exerceu o cargo de prefeito em exercício em mais de 100 ocasiões. Seu legado é marcado pelo compromisso com a democracia, o serviço público e o respeito à cidadania”.
Marques era casado com Iêda Frota, diretora do Cerimonial da CMM. Em nome dos vereadores da 19ª Legislatura, David Reis expressou solidariedade à família e amigos, reconhecendo a trajetória do ex-parlamentar como uma referência para as futuras gerações.
Trajetória Política e Jurídica
Formado em Direito pela Universidade do Amazonas e pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo pela Escola Superior de Advocacia (ESA), Francisco Marques iniciou sua carreira política em 1982, ao ser eleito vereador de Manaus. Durante o biênio 1983-1985, presidiu a Câmara Municipal e, nesse período, chegou a exercer interinamente o cargo de prefeito da capital por 109 ocasiões.
Na administração municipal, também ocupou o cargo de secretário de Administração em 1989, durante o governo do então prefeito Arthur Virgílio Neto. Em 1990, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Seis anos depois, participou da eleição municipal como candidato a vice-prefeito na chapa do movimento “Acorda Manaus”, pelo PSDB.
O velório acontece neste domingo, a partir das 15h, no salão 3 da Funerária Canaã, localizada na rua Major Gabriel, nº 1.833, no Centro de Manaus.