Manaus, quinta-feira 10 de julho de 2025
Search

booked.net

Ex-presidente da CMM, Francisco Nascimento Marques morre aos 77 anos em Manaus

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Manaus perde uma figura política de destaque, o ex-vereador Francisco Nascimento Marques faleceu neste domingo (15), aos 77 anos. Marques, que presidiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e atuou como prefeito em exercício por mais de 100 vezes, deixou um legado significativo na política e no direito amazonense. A causa da morte não foi divulgada.

Tanto a CMM quanto o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) emitiram notas de pesar. O TRE-AM, onde Marques serviu como juiz jurista no biênio 2015-2017, destacou sua contribuição para a Justiça Eleitoral e sua conduta ética. O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), ressaltou a importância da atuação de Marques: “Com uma trajetória pública marcada por relevantes contribuições ao município de Manaus, Francisco Marques presidiu esta Casa entre 1983 e 1985 e exerceu o cargo de prefeito em exercício em mais de 100 ocasiões. Seu legado é marcado pelo compromisso com a democracia, o serviço público e o respeito à cidadania”.

Marques era casado com Iêda Frota, diretora do Cerimonial da CMM. Em nome dos vereadores da 19ª Legislatura, David Reis expressou solidariedade à família e amigos, reconhecendo a trajetória do ex-parlamentar como uma referência para as futuras gerações.

Trajetória Política e Jurídica

Formado em Direito pela Universidade do Amazonas e pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo pela Escola Superior de Advocacia (ESA), Francisco Marques iniciou sua carreira política em 1982, ao ser eleito vereador de Manaus. Durante o biênio 1983-1985, presidiu a Câmara Municipal e, nesse período, chegou a exercer interinamente o cargo de prefeito da capital por 109 ocasiões.

Na administração municipal, também ocupou o cargo de secretário de Administração em 1989, durante o governo do então prefeito Arthur Virgílio Neto. Em 1990, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Seis anos depois, participou da eleição municipal como candidato a vice-prefeito na chapa do movimento “Acorda Manaus”, pelo PSDB.

O velório acontece neste domingo, a partir das 15h, no salão 3 da Funerária Canaã, localizada na rua Major Gabriel, nº 1.833, no Centro de Manaus.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.