booked.net

Evento promove expansão do conhecimento científico sobre produção de peixes na Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print
Foto: Jefferson Christofoletti/Embrapa/Divulgação

Cursos, palestras, exposições e portas abertas a laboratórios são as atividades do evento virtual “Popularização do conhecimento científico sobre produção de peixes nativos da Amazônia”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I). O evento, gratuito e aberto ao público, iniciou na quarta-feira (08) e segue até o dia 24 de setembro, em dias alternados.

A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em parceria com a Universidade Nilton Lins, e faz parte da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é a “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”.

A pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão, destacou que a iniciativa proporciona a popularização do conhecimento. “É importante contribuir de forma efetiva com as ações de interesse para a sociedade, divulgando os conhecimentos científicos das pesquisas geradas. Trabalhamos em prol da melhoria de vida da sociedade”, disse a coordenadora do evento.

O evento é transmitido no canal do YouTube Aquicultura na Amazônia Ocidental, dentre os temas abordados estão a nutrição, sanidade e sistema de produção de espécies nativas da Amazônia.

Como participar

A inscrição é gratuita, e podem participar estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de Ensino Técnico, alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, produtores e profissionais do setor aquícola.

“É muito interessante porque é um evento não apenas para um público, mas diversificado, portanto pode ter um retorno muito maior em termos de conhecimentos e socialização da ciência para sociedade e para o estado”, acrescentou Elizabeth.

Dentre os parceiros do evento estão o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) dos municípios de Maués, Parintins e Campus Manaus Zona Leste, além da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Itacoatiara.

Em função da pandemia, é importante destacar que o evento contará ainda com exposições on-line na estação de Aquicultura do Inpa, com aquários com peixes ornamentais e peixes de criação; tanque com pirarucu; jogos interativos; rações e processamento; couro de peixe; bioflocos; e parasitos de peixes.

No “Portas Abertas”, outro momento do evento, ocorrerá a apresentação do laboratório de Fisiologia Aplicada à Piscicultura e do Laboratório de Nutrição de Peixes. As duas atividades serão realizadas no dia 22 de setembro.

 

POP CT&I

O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado pela Fapeam com objetivo de apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência, tecnologia e inovação. O intuito é o de estimular a geração de conteúdos e o compartilhamento de experiências de divulgação e popularização da ciência, como ferramentas efetivas para o alcance da melhoria de vida da população.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Últimas Notícias