Search
booked.net

Europa e EUA entram em alerta devido variante Ômicron da Covid-19; Reino Unido detecta dois casos

Foto: Andy Rain/EFE/EPA

Vários países da Europa entraram em alerta devido ao surgimento de uma nova variante da Covid-19. Nomeada como Variante de Preocupação Ômicron, a nova cepa foi detectada na África do Sul e é predominante nas províncias do país, incluindo Joanesburgo e Pretória. Segundo autoridades de saúde, a baixa taxa de vacinação em todo o continente africano contribuiu para o aumento da transmissão e da mutação do vírus, resultando na nova variante. Na própria África do Sul a cobertura vacinal alcançou apenas 28% da população.

O primeiro caso no continente europeu foi detectado na Bélgica em uma passageira que desenvolveu os sintomas quase duas semanas depois de uma viagem para a Turquia e o Egito. O Reino Unido detectou dois casos no país da variante Ômicron na manhã deste sábado, conforme a imprensa local. Na Holanda, 61 casos positivos de infecção pela Covid-19 foram detectados em passageiros vindos da África na sexta-feira (26), mas os testes para saber se a doença foi causada pela variante foram inconclusivos até o momento.

Outro caso suspeito foi detectado na Alemanha em uma pessoa vinda da África do Sul. O ministro de Assuntos Sociais da região de Hesse, Kai Klose, afirmou que “várias mutações típicas da Ômicron foram encontradas ontem à noite em um passageiro que retornou da África do Sul. Portanto, há um nível de suspeita de que a pessoa tenha ficado isolada em casa. O sequenciamento completo ainda está pendente no momento”.

Estado de emergência nos EUA

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, decretou estado de “emergência de desastre” na sexta-feira devido ao aumento do número de casos de contaminados e hospitalizados com Covid-19. A medida valerá entre 03 de dezembro e 15 de janeiro de 2022, buscando preparar os hospitais para uma possível chegada da variante Ômicron.

“Continuamos a ver sinais de alerta de picos no COVID neste inverno e, embora a nova variante do Ômicron ainda não tenha sido detectada no estado de Nova York, ela está chegando. Por meio dessa ação, também seremos capazes de adquirir suprimentos essenciais com mais rapidez para combater a pandemia. Exorto os nova-iorquinos a tirar proveito de nossa maior arma nesta pandemia: a vacina. Vacine-se e receba o reforço assim que puder”, postou a governadora nas redes sociais.

*Com informações de Veja

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.