Search
booked.net

Estudantes e professores da Ufam protestam após Justiça suspender bonificação para alunos

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Estudantes e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) se reuniram na sexta-feira (1º), na avenida Rodrigo Otávio, em frente a entrada do campus, para protestar contra a decisão da Justiça que suspendeu o bônus regional de 20% aos estudantes do Amazonas aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os manifestantes utilizaram placas, cartazes e carro de som para criticar a decisão judicial que prejudicou mais de 2 mil candidatos aprovados, que tiveram suas matrículas anuladas.

Decisão judicial

Na última terça-feira (27), a universidade anunciou por tempo indeterminado a matrícula da chamada regular, após decisão da 3ª Vara Federal Cível que negou a bonificação de 20% nas notas do Enem para estudantes do Amazonas.

No dia 25 de janeiro, a juíza federal Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales suspendeua portaria que garantia a bonificação.

A magistrada classificou a portaria como “clara afronta à constituição federal” e para a decisão levou em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a cota regional que destinava 80% das vagas no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para estudantes do Amazonas.

Leia mais:

Justiça Federal: Ufam suspende matrículas do Sisu 2024 após ter bônus regional de 20% negado para estudantes do AM

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.