Search
booked.net
Search
Close this search box.

Estudante da Ufam é preso após protesto contra palestra de ex-militar israelense

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O historiador Christopher Rocha, 25, foi detido por policiais federais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) após protestar contra a realização de uma palestra com André Lajst, ex-soldado das Forças de Defesa de Israel e presidente da organização StandWithUs Brasil, instituição que afirma lutar contra o antissemitismo e que “educa sobre Israel e os conflitos no Oriente Médio”. Presidente da União da Juventude Socialista do Amazonas (UJS/AM), Christopher e outros ativistas protestavam contra a ocupação israelense no território da Palestina.

O protesto já estava marcado há alguns dias. Em comunicado, membros da UJS se prepararam para se manifestar contra a presença do “terrorista sionista André Lajst, que serviu no exército israelense e é defensor do regime de apartheid de Israel”.

“Ao abrir as portas para esse criminoso sionista, Ufam e UEA se colocam a favor do Apartheid e da limpeza étnica praticados por Israel contra o povo da Palestina”, diz o comunicado.

Durante a manifestação, Christopher foi detido pela Polícia Federal, única com poderes para realizar prisões dentro do ambiente da Ufam. Segundo informações, o reitor Sylvio Puga acompanhou Christopher até a sede da PF, onde foi ouvido e assinou um termo antes de sua liberação.

O historiador recebeu o apoio do Centro Acadêmico de História (CACHA), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam).

Em contrapartida, André Lajst publicou em suas redes sociais um vídeo do momento da detenção, afirmando que Christopher empurrou um dos policiais e foi detido por desacato. Contudo, o próprio vídeo postado não mostra nenhum policial sendo empurrado.

Na página oficial do StandWithUs Brasil, ele também afirmou que foi a própria reitoria quem solicitou a presença policial na universidade. A palestra foi realizada pelo Instituto Ajuricaba, organização de viés liberal.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.