*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta quinta-feira (27), durante reunião da comissão de Direitos Humanos do Senado, o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, não quis receber um feto de plástico dado pelo senador Eduardo Girão (Novo).
“Eu não quero receber isso […] Isso, pra mim, é uma performance que eu repudio profundamente. Isso, com todo respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério que nós vivemos no país”, disse o ministro.
“Em nome da minha filha que irá nascer, eu me recuso a receber isso”, completou. A recusa foi aplaudida por várias senadoras e senadores que estava na reunião. “Isso é um escárnio”, ressaltou.
🚨VEJA: Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida é aplaudido de pé após rejeitar 'feto' do senador bolsonarista Girão.
"Com todo o respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério que nós temos no país", disse Silvio.
— CHOQUEI (@choquei) April 27, 2023
O senador disse que ia aproveitar que estavam falando da “dignidade humana” para fazer a entrega “dessa criança com 11 semanas de gestação”. O ‘feto’ de plástico que o senador tentou entregar para o ministro seria a representação desse estágio de desenvolvimento do feto.
Antes mesmo de Girão chegar ao local onde estava o ministro, Sílvio Almeida informou que não receberia. Com a recusa, o cearense deixou o objeto em cima da mesa e voltou ao local onde estava sentado anteriormente.
O ministro acrescentou que, caso o senador quisesse fazer uma pergunta a ele, seria respondido “com o maior prazer”, mas que não aceitaria o objeto, porque considera “esse tipo de performance ináceitavel”.
Almeida acrescentou que falava “com respeito ao cargo que ocupa” e que acredita que Girão é “um homem sério”. Em resposta, o senador afirmou que “respeita” a decisão do ministro.
Sílvio Almeida participou de reunião no Senado Federal para informar sobre as ações da pasta ministerial que comanda.