Search
booked.net
Search
Close this search box.

Equipe de Chico Buarque afirma que ‘não há plágio’ em comparação entre música do cantor e lançamento de Adele

A equipe do cantor Chico Buarque afirmou que a música ‘To be Loved’ da cantora britânica Adele não pode ser considerada um plágio de ‘Eu Te Amo’, composição do cantor e de Tom Jobim, lançada em 1980. A afirmação foi confirmada por Vinicius França, empresário do cantor,  nesta terça-feira.

A semelhança entre as duas músicas foi primeiro apontada entre usuários das redes sociais. O novo disco da queridinha da Inglaterra foi lançado apenas na última sexta-feira. Mal deu tempo de ouvir, mas as audições mais aguçadas já captaram a semelhança na introdução das duas músicas. Um Tweet mostra as duas, tocadas uma depois da outra. Ouça e compare:

A discussão começou na internet e teve a participação de profissionais musicais, que explicaram a que se deve a semelhança. Não se trataria de um caso de plágio, mas de um padrão harmônico simples, comum no mundo da música.

“O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais SIMPLES e consideravelmente distintas”, explicou um internauta.

A tese foi corroborada em outra resposta: “As notas de “te amo” nesse fraseado estão em sentido crescente e decrescente em escala monocromática acompanhadas pelo baixo, enquanto To be loved está apenas em decrescente em soprano…”, elucidou uma fã da cantora.

*Com informações do O Globo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.