*Da Redação Dia a Dia Notícia
Doze advogados ligados ao escritório YDB, de Yuri Dantas Barroso, deixaram a defesa do senador Eduardo Braga (MDB) em mais de 100 processos judiciais. A equipe atuou nos processos eleitorais da campanha de Braga ao Governo do Amazonas em 2022. O próprio dono do escritório – Yuri Dantas – foi uma das baixas.
Os processos de maior destaque envolvem o jornalista Ronaldo Tirandentes, dono da Rede Tiradentes, e a chapa ‘Aqui é Trabalho’, responsável pela reeleição do governador Wilson Lima (União).
Até o momento, Braga só foi bem sucedido em um processo contra Wilson por mau uso das forças de segurança, conseguindo apenas uma multa contra a coligação do governador. O senador busca na Justiça uma forma de derrubar a candidatura de Wilson, provocando uma situação semelhante ao que ocorreu com José Melo em 2017.
Na época, o governo foi exercido pelo então presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e atual prefeito de Manaus, David Almeida, enquanto a Justiça Eleitoral preparava as eleições suplementares. Braga chegou a ir para o segundo turno, mas perdeu para o ex-governador Amazonino Mendes.