*Da Redação Dia a Dia Notícia
As inscrições para a capacitação gratuita que vai beneficiar 150 empreendedores e artistas da periferia de Manaus encerram neste domingo (22), às 23h59. A formação, chamada “Urbanos da Amazônia: Do Zero ao Empreendedorismo Cultural”, oferece aulas presenciais, bolsa mensal de R$ 800 e conteúdos voltados para quem deseja profissionalizar sua carreira na cultura. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente neste sábado (21), na sede da Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM), no Centro.
A iniciativa beneficiará 150 artistas, empreendedores e agentes da periferia de Manaus (AM) que buscam investir na própria carreira. Podem se inscrever candidatos com idade a partir de 18 anos, que tenham ou não experiência em produção cultural e que residam na capital ou em municípios próximos.
As aulas serão presenciais e realizadas entre os meses de julho e fevereiro de 2026. O conteúdo programático inclui seis módulos: “Carreiras Artísticas e Desenvolvimento Pessoal”, “Marketing Cultural e Comunicação”, “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, “Formalização e Educação Financeira”, “Captação de Recursos e Financiamento” e “Fundamentos da Gestão Cultural”.
A inclusão também é um dos pilares da iniciativa. Por isso, o edital reserva 50% das vagas para mulheres cis ou trans, 70% para candidatos negros ou pardos e 35% para pessoas com até 35 anos. Também haverá suporte para pessoas com deficiência (PcD) e neurodivergentes.
Além disso, todos os participantes receberão uma bolsa mensal de R$ 800 para auxiliar nos custos de deslocamento, alimentação e realização das atividades.
“Viver de arte é desafiador, mas com as instruções certas você pode tirar esse sonho do papel e se tornar um profissional de excelência. Então, faça já a sua inscrição”, convida Mel Angeoles, vice-presidente da AIHHUAM.
O edital completo está disponível em: bit.ly/urbanos-amazonia. A jornada é promovida pela AIHHUAM, com apoio do Impact Hub Manaus e financiamento do Nubank e da WEG, e incentivos da Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura (MinC).
Dúvidas ou dificuldades na inscrição podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (92) 99508-2276.