*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) apresentou, nessa terça-feira (3), ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, um balanço dos dois anos de gestão, destacando recordes no Polo Industrial de Manaus (PIM), geração de empregos e a análise de 48 novos projetos. Durante o encontro, ocorrido na Vice-Presidência da República, a autarquia reforçou a necessidade urgente da realização de um concurso público para ampliar sua capacidade técnica e operacional.
A comitiva, liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, também celebrou a recente conquista do 1º lugar na aplicação do Instrumento de Melhoria da Governança e Gestão, na categoria Administração Pública Federal, conferido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O reconhecimento foi entregue poucas horas antes da reunião no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Saraiva entregou um ofício formal a Alckmin solicitando a realização do concurso, que já tramita no MDIC e aguarda encaminhamento ao MGI. “O concurso é fundamental para mantermos o ritmo de crescimento e inovação do Polo Industrial de Manaus”, ressaltou o superintendente.
O vice-presidente parabenizou a Suframa pelo prêmio e demonstrou apoio às demandas, garantindo sua presença na próxima reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), prevista para julho.
Além da necessidade de novos servidores, a pauta incluiu a reintegração da Suframa ao Grupo Técnico de Assessoramento do MDIC, a reabertura do GTPPB (Processos Produtivos Básicos), a modernização da Portaria 2091/2018 – que regula aspectos da Indústria 4.0 – e a criação de um marco regulatório fundiário, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU).
O encontro contou ainda com a presença dos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Carlito Sobrinho (Administração) e da procuradora-geral Diana Azin. O grupo apresentou os avanços recentes, como os recordes de faturamento e empregos do PIM, além dos 48 novos projetos industriais em análise, que devem impulsionar ainda mais a economia da região, com destaque para os setores de termoplásticos, eletroeletrônicos, motocicletas e bicicletas elétricas.
A Suframa reiterou que a ampliação de sua equipe técnica é essencial para atender à crescente demanda de projetos e consolidar o modelo da Zona Franca de Manaus como pilar do desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental e do Amapá. A expectativa agora recai sobre a autorização do concurso, que pode abrir milhares de vagas e fortalecer a atuação da autarquia na promoção da inovação e da prosperidade regional.