Search
booked.net

Em janeiro, crimes contra idosos apresentam queda de 29,82% em Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

No mês de janeiro de 2022, a cidade de Manaus registrou 560 crimes tendo idosos como vítimas. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, foi constatado que o mês de janeiro de 2022 apresentou uma queda de 29,82% nos crimes contra idosos se comparado ao mesmo período de 2021, onde cerca de 798 idosos sofreram algum tipo de violência.

Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Ao todo, no ano de 2021 entre os meses de janeiro a outubro, foram registrados 4.991 crimes tendo idosos como vítimas na cidade de Manaus. Crimes desta natureza vem apresentando queda nos últimos anos. O ano de 2021, já havia apresentado uma queda de 33,96% em comparação a 2020, que teve cerca de 8 mil idosos vítimas de violência.

Os maiores registros de ocorrências tendo idosos como vítimas no mês de janeiro de 2022 se referem a furto (152), conflitos diversos (56), roubo (52), fatos atípicos (48), estelionato (48), ameaça (40) e injuria (27). Os dados divulgados pela SSP-AM se referem ao número de vítimas de crimes desta natureza.

A violência contra idosos pode ocorrer de diversas maneiras, sendo física, psicológica, sexual, abandono, negligência, entre outros. Em muitos casos as vítimas sofrem com dor, ferimentos, humilhação, incapacidade e até mesmo a morte.

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para um ano a quatro anos de reclusão. Porém, se o crime resultar em morte a pena vai de quatro a 12 anos de reclusão.

Denúncias relacionadas a este tipo de crime podem ser feitas através do disque 100, que funciona 24 horas recolhendo denúncias, 181 da SSP-AM ou 190 da Polícia Militar. A Prefeitura de Manaus também disponibiliza um canal exclusivo para denúncias, o disque idoso que funciona através do número 165, coordenado pela Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.