*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) aponta que mais de 1,5 milhão de litros de combustíveis foram roubados por piratas em 2022. Cerca de quatro abordagens e assaltos já foram realizados por piratas a embarcações que transportam cargas e combustíveis nos quatro primeiros meses deste ano.
Gasolina e óleo diesel foram os itens roubados pelas quadrilhas. Segundo a Sindarma, a situação é preocupante se comparada aos números do ano de 2021, quando foram registradas oito ocorrências durante todo o ano de 2021. Os números de 2022 já chegam na metade das ocorrências do ano passado.
Neste ano, um grupo de 28 assaltantes invadiu uma embarcação no município de Manicoré, no dia 28 de janeiro, e transferiu para suas embarcações ilegais, 1 milhão de litros de óleo diesel. Os criminosos mantiveram a tripulação refém por dois dias, sob ameaças e agressões físicas.
Na mesma data, outra embarcação que transportava 91 mil litros de gasolina e óleo diesel também foi abordada e assaltada no Paraná do Espírito Santo, no município de Parintins.
*Com informações do G1 Amazonas