*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um eleitor, identificado como Manoel Biel Rabelo, 75 anos, sofreu um ataque cardíaco e morreu durante a votação em uma seção da 32ª Zona Eleitoral, em Manaus, na Escola Padre Pedro Gislande, zona Oeste, na manhã deste domingo, 04, segundo informações apresentadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O caso ocorreu durante o primeiro turno das eleições de 2026 e levou à mudança da sala, onde funcionava a seção para que a votação pudesse continuar.
Segundo a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, o eleitor passou mal enquanto estava no local de votação e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente. A magistrada informou que, após o atendimento, a seção precisou ser transferida de sala por causa da movimentação provocada pela ocorrência. O eleitor Manoel Biel Rabelo, tinha histórico de problemas cardíacos e com algumas obstruções vasculares.
O episódio ocorreu em meio a uma operação eleitoral que envolve 1.636 locais de votação e 8.157 seções no Amazonas. O TRE-AM informou que mais de 2,8 milhões de eleitores estão aptos a votar no Estado, com quase 50 mil pessoas mobilizadas diretamente nos trabalhos eleitorais, entre mesários, apoio logístico, forças de segurança, servidores e agentes.
Até 8h30, o tribunal havia registrado oito substituições de urnas, sendo seis em Manaus e duas no interior, em Anori e Manicoré.
