*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Informações de bastidores apontam que o nome do deputado federal Sidney Leite (PSD) está cotado como um dos possíveis candidatos a vice-prefeito na chapa com o prefeito David Almeida (Avante). Fontes apontam que haveria uma pressão do senador Omar Aziz (PSD) para garantir um aliado na prefeitura de Manaus e que o coordenador da bancada amazonense estaria travando a liberação do empréstimo para a Prefeitura de Manaus junto ao Banco do Brasil.
Coordenador da bancada amazonense, Omar Aziz é um dos maiores aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e possui prestígio e influência na esfera federal.
A proximidade de Omar e David Almeida é notória deste 2022, mas o prefeito preferiu cotar como vices pessoas próximas a seu partido, o Avante, como os agora ex-secretários Renato Junior, Shádia Fraxe e William Dias.
Além disso, as informações apontam que Omar Aziz também estaria travando recursos para o governador Wilson Lima (União) para pressionar Roberto Cidade (União), além de tentar articular uma aproximação com a candidatura de Amom Mandel (Cidadania).
O senador também é ‘padrinho político’ da pré-candidatura de Marcelo Ramos (PT). Conforme fontes entrevistadas pelo Dia a Dia Notícia, essa ‘insistência’ de lançar aliados nas eleições deste ano já é um ensaio para as eleições de 2026, onde Omar Aziz pretende disputar o Governo do Estado.
O nome de Sidney Leite costuraria uma aliança que poderia beneficiar tanto Omar Aziz quanto o governo federal. Caso David fosse reeleito, o primeiro suplente do Partido Social Democrático (PSD) é Marcelo Ramos, que poderia até mesmo se manter no Partido dos Trabalhadores (PT) e continuar deputado federal.