*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima (UB) vem demonstrando crescimento na corrida eleitoral, aponta a nova pesquisa do Instituto Eficaz divulgada nesta terça-feira (02). O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) aparece estagnado, já o senador Eduardo Braga (MDB) se mostra distante de Wilson e Amazonino que aparecem no topo da pesquisa.
De acordo com a pesquisa, em um cenário espontâneo de voto cerca de 78% dos entrevistados não souberam responder em quem votariam, já 9,0% responderam que votariam em Amazonino Mendes, Wilson Lima teria 8,9% das intenções de voto e Eduardo Braga com 3,1%. Os demais candidatos citados para o governo do estado pontuaram abaixo de 1,0%.
Em um cenário de intenção de votos estimulada, Wilson aparece com 25,8% das intenções de voto, apresentando um aumento de 2,7 pontos percentuais em relação a última pesquisa, onde possuía apenas 23,1% das intenções de voto. Já seu adversário Amazonino, apresenta um percentual estagnado de 32,3% que não mudou desde o último estudo.
O senador Eduardo Braga segue na mesma colocação, porém apresenta queda percentual em relação a última pesquisa, onde antes possuía 16% das intenções de voto e agora possui apenas 15%. Já os demais candidatos tem percentual que varia de 3,8% a 0,5% das intenções de voto, sendo eles Ricardo Nicolau (Solidariedade) 3,8%), Carol Braz (PDT) 3,2%, Henrique Oliveira (Podemos) 2,0% e Marcelo Amil (PSOL) 0,5%.
O levantamento do instituto Eficaz foi realizada no período de 28 de Julho a 01 de agosto de 2022 com 2.009 entrevistas distribuídas na capital e em mais 9 municípios do interior do Estado (Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé). A pesquisa foi registrada no TSE com o número AM-02399/2022, tem margem de erro de 2,8% e Coeficiente de confiança de 95%.
Câmara dos deputados
Dados do Instituto apontam também um cenário de de intenções de votos estimulados para a eleição de deputados federais. Caso a eleição acontecesse hoje, os deputados federais seriam, segundo o levantamento Amom Mandel, Marcos Rotta, Marcelo Ramos, Conceição Sampaio, Zé Ricardo, Capitão Alberto Neto, Adail Filho e Pauderney Avelino.
Com exceção de Amom Mandel, os demais candidatos a deputado federal estão em empate técnico nesta pesquisa. Amom Mandel possui 22,8% das intenções de voto, Marcos Rotta 8,4%, Marcelo Ramos 6,4%, Conceição Sampaio 6,3%, José Ricardo 5,8%, Alberto Neto 5,4%, Adail Filho 5,4% e Pauderney Avelino 4,2%. Já os demais candidatos possuem percentuais que variam de 3,9% a 0,8%.
Senado
A pesquisa aponta ainda, que em um cenário estimulado de votos entre os candidatos ao senado, o senador Omar Aziz possui 27,5% das intenções de voto, Arthur Virgílio 24,7%, Coronel Menezes 16,8%, Chico Preto 11,6%, Luiz Castro 6,4%, Branco e Nulo 10,1% e Não sabem/ Não responderam com 3,0%.
Presidência
Esta segunda pesquisa mostra Lula (PT) com 43,0% das intenções de voto, empatado com Bolsonaro (PL) que está com 42,8%, Ciro Gomes (PDT) tem 4,1% e Simone Tebet (MDB) 3,2%, brancos e nulos 5,5% e não sabem ou não responderam 1,3% dos intuitos.