Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2022: veja quem são os candidatos a governador do Amazonas

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

No Amazonas, oito candidatos disputam o cargo para o governo do Estado, o primeiro turno do pleito acontecerá no dia 2 de outubro. Caso nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, haverá um segundo turno com os dois mais votados, no dia 30 de outubro. Confira a lista completa em ordem alfabética dos candidatos a governador para estas eleições.

Amazonino Mendes (Cidadania)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ex-governador e candidato nesta eleição, Amazonino tem 82 anos, natural do município de Eirunepé, interior do Amazonas. Amazonino já foi governador do estado por quatro mandatos entre os anos de 1987-1990, 1995-2003, 2017-2018. Também já foi prefeito de Manaus em três ocasiões nos anos de 1983-1986, 1993-1994 e 2009-2013.

No ano de 1991, o político ocupou um lugar no Senado Federal. Amazonino já passou por nove partidos políticos, e atualmente disputará as eleições pelo Cidadania. Seu vice é o ex-deputado federal, Humbeto Michilis.

Carol Braz (PDT)

A candidata Carol Braz é defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. É natural de Manaus e formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A candidata é ex-juíza e foi presidente municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT. O engenheiro Cláudio Machado (PDT), de 43 anos, será o vice.

Eduardo Braga (MDB)

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Candidato e Senador, Eduardo Braga está em seu segundo mandato consecutivo no Senado Federal. Já foi eleito governador do Amazonas por duas vezes entre os anos de 2003 a 2010, e prefeito de Manaus de 1994 a 1997. No ano de 1987, foi eleito deputado estadual e em 1991 foi eleito deputado federal.

Braga também foi titular do Ministério de Minas e Energia de 2015 a 2016, no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele terá como vice a Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura.

Henrique Oliveira (Podemos)

Foto: Reprodução

O candidato Henrique Oliveira, 61 anos, natural de Santa Carina, formado em economia e em engenharia. Foi eleito vereador de Manaus no ano de 2008, em 2010 conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. Já no ano de 2014, foi eleito vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo.

No ano de 2017, Henrique e Melo foram cassados pela prática de abuso de poder e foram condenados a oito anos de inelegibilidade. Porém no ano de 2019, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) devolveu os direitos políticos a Henrique Oliveira. A vice será a deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB), de 71 anos.

Israel Tuyuka (Psol)

O indígena, médico e professor, Israel Tuyuka é natural do município de São Gabriel da Cachoeira no interior do Amazonas. Esta será a primeira eleição que o candidato irá disputar para o governo do Estado. Em ocasiões passadas, já concorreu como vice-prefeito no município onde nasceu.

Tuyuka possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O locutor e comentarista Thomaz Barbosa, de 55 anos, do mesmo partido, é o candidato a vice.

Nair Blair (Agir)

Foto: Divulgação

A candidata e empresária, Nair Blair, é natural de Manaus e tem 51 anos. Está será a primeira eleição que irá disputar ao governo do Amazonas. A candidata ficou conhecida nacionalmente durante o processo que levou a cassação da chapa que elegeu o ex-governador José Melo e o vice Henrique Oliveira no ano de 2014. A vice será a odontóloga Rita Nobre também do Agir e com 51 anos.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Ricardo Nicolau ingressou na política no ano de 1996, e já possui 25 anos de vida pública e experiência como gestor no setor público e privado. Já foi vereador de Manaus e atualmente cumpre seu quinto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre 2011 a 2012, presidiu a Casa Legislativa. A vice será a professora e suplente de vereador de Manaus Cristiane Balieiro, de 41 anos, do PSB.

Wilson Lima (União Brasil)

Atual governador do Amazonas e candidato a reeleição, Wilson Lima nasceu no ano de 1976, natural do município de Santarém, no estado do Pará. Lima é formado em Jornalismo, já atuou como repórter, radialista e apresentador por quase dez anos em um popular programa de TV no Amazonas.

Se mudou para Manaus no ano de 2006, e começou a atuar no jornalismo até o ano de 2018, mesmo ano em que foi eleito governador do Estado logo em sua primeira eleição. O vice-governador na chapa é Tadeu de Souza (Avante), 50 anos. O governador possui 10 partidos na coligação, a maior entre os concorrentes – União Brasil, Avante, PL (Partido Liberal), PSC (Partido Social Cristão), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), PMN (Partido da Mobilização Nacional), Progressistas, Republicanos e Patriota.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.