*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Brasil terá mais de 156 milhões de pessoas aptas a votar em 2022. Dentre essas, a região Norte concentra cerca de 8,02% do eleitorado, o equivalente a mais de 12,5 milhões de pessoas. Ainda assim, a região possui os menores colégios eleitorais do país.
Entre os sete estados do Norte, cinco possuem menos de 1% do total de eleitores aptos a votar. Roraima é o menor colégio eleitoral da região e de todo o país, com 0,23% dos eleitores totais, o equivalente a 366.240 pessoas. No lado oposto, o Pará é o maior colégio eleitoral da região Norte, com 3,88% dos eleitores totais, equivalente a mais de 6 milhões de pessoas.
Os estados do Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia completam o rol de menores colégios eleitorais da região e do Brasil, excluindo os eleitores que votam no exterior.
O Amazonas fica em segundo lugar entre os colégios eleitorais da região Norte, com 1,69% do eleitorado nacional, equivalente a 2.647.747 milhões de pessoas, com a maior parte concentrando-se em Manaus.
No âmbito do Amazonas, o TSE apontou que 2.647.746 pessoas estão aptas a votar. O estado ganhou mais de cem mil novos eleitores desde o pleito de 2018, quando foram escolhidos Wilson Lima como governador e Jair Bolsonaro como presidente da República. Destes 100 mil, mais da metade do eleitorado é formado por mulheres.