Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2022: mulheres são mais da metade dos 100 mil novos eleitores do Amazonas

Número de mulheres aptas a votar é mais que o dobro do número de homens. O dado reflete as estatísticas eleitorais de todo o Brasil
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

Em pouco mais de cinco meses, o eleitor amazonense vai voltar às urnas para escolher seus representantes políticos. E, dessa vez, em quantidade muito maior. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o número de eleitores aptos a votar no estado do Amazonas subiu em mais de 100 mil pessoas em relação às eleições de 2018, quando foram escolhidos Wilson Lima como governador e Jair Bolsonaro como presidente da República. Destes 100 mil, mais da metade do eleitorado é formado por mulheres.

Segundo o TSE, o número de novas eleitoras cresceu em 57.929 entre o primeiro turno de 2018 e abril de 2022. O número é mais que o dobro de novos eleitores homens, que cresceram 22.929 no mesmo período.

Os eleitores tiveram até o dia 04 de maio para regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral e ficarem aptos a votar no pleito deste ano. Até o mês de abril de 2022, o Amazonas contou com mais de 2,5 milhões de eleitores, pouco acima de 50% da população total do estado. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população amazonense chegou a 4,2 milhões em 2021.

Dentro desse universo, as mulheres formam a maioria do eleitorado amazonense, representando 51,8%. Os homens, apesar de estar apenas um pouco abaixo, representam 48,1% dos aptos a votar no estado. Ainda assim, a representatividade feminina no estado é muito baixa em relação ao número de eleitoras. No pleito de 2018, nenhuma mulher foi eleita para o cargo de deputada federal ou senadora. As principais candidatas da época, Conceição Sampaio (ex-PP, hoje PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), não foram reeleitas.

O fato se repetiu na Assembleia Legislativa do Amazonas e na Câmara Municipal de Manaus. Dos 41 vereadores da capital amazonense, apenas quatro são mulheres:

  • Glória Carrate (PL)
  • Professora Jacqueline (União)
  • Thaysa Lippy (PP)
  • e Yomara Lins (PRTB)
Glória Carrate, Professora Jacqueline, Thaysa Lippy e Yomara Lins, vereadoras de Manaus

Fato semelhante ocorre no legislativo estadual. Apenas quatro deputadas estaduais foram eleitas em 2018:

  • Alessandra Campêlo (PSC)
  • Joana D’arc (União)
  • Mayara Pinheiro (Republicanos)
  • e Therezinha Ruiz (PL)

A quinta deputada da atual legislatura, Nejmi Aziz (PSD), assumiu somente em 2021 como suplente do então deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), que foi eleito prefeito de Iranduba nas eleições municipais de 2020.

Alessandra Campêlo, Joana D’arc, Mayara Pinheiro, Nejmi Aziz e Therezinha Ruiz, deputadas estaduais do Amazonas

O eleitorado feminino no geral é maior que o masculino no Brasil, correspondendo a 52% do total. A maioria está na faixa etária de 45 a 49 anos, seguida por mulheres de 25 a 34 anos. A classe feminina terá um peso maior nas eleições deste ano. O presidente Jair Bolsonaro (PL) possui uma alta rejeição entre as mulheres, segundo as últimas pesquisas eleitorais, e tenta reverter o quadro escalando a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e sua ex-ministra dos Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos-DF) para atrair o voto feminino.

Crescimento de jovens

Outro dado importante é o número de jovens menores de 18 anos interessados em votar. De acordo com o TSE, o número de eleitores de 16 anos no Amazonas subiu quase dez mil, passando de 7.904 no primeiro turno de 2018 para 17.198 em abril de 2022. A faixa etária de 17 anos também teve um ligeiro crescimento de pouco mais de 3,6 mil novos eleitores. Em 2018, eram 25.244 jovens de 17 anos aptos a votar, enquanto em 2022 são 28.848.

O crescimento de jovens eleitores reflete a campanha do TSE e de artistas nacionais e internacionais. Atores como Mark Ruffalo, o Hulk da franquia Vingadores, Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars, e o também ativista Leonardo DiCaprio se engajaram na internet numa campanha para incentivar jovens a tirarem seu título de eleitor nas semanas finais do prazo. Contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL), os artistas buscaram atrair a faixa etária onde o chefe do executivo é menos bem avaliado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.