Search
booked.net

Eleições 2022: 64% dos eleitores priorizam a proteção da Amazônia na escolha de candidatos

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Cada vez mais a situação de crise climática tem ficado em evidência no Brasil, e existe um cenário de ampla concordância entre os brasileiros sobre a situação do meio ambiente no país e o desmatamento de sua principal floresta. Para 64% dos eleitores a proteção da Amazônia é prioridade na hora de escolher seus candidatos, os dados são da pesquisa ‘Amazônia e Eleições: percepções dos brasileiros sobre mudanças climáticas e Amazônia’, lançada pelo Instituto de Pesquisas Ideia e a ONG Nossas.

A pesquisa aponta também que 53% dos brasileiros avaliam a política ambiental do Governo Federal como ‘ruim’ ou ‘péssima’. Os dados apresentam diversas nuances relacionados ao meio ambiente, onde, por exemplo, 93% da população acredita que as mudanças climáticas são consequência total ou parcial de ações humanas.

O principal objetivo da pesquisa é a percepção da opinião pública sobre temas como desmatamento, Amazônia e participação em campanhas ligadas ao meio ambiente.

Em relação sobre o país está no rumo certo ou errado, 67% acreditam que o Brasil está no rumo errado, enquanto 33% acreditam estar no rumo certo. Sobre a responsabilidade de o país estar no rumo errado, 59% acreditam que o maior culpado seja o presidente. Além disso, cerca de sete em cada 10 brasileiros concordam que a preservação ambiental é muito importante, pois o crescimento e desenvolvimento do país também dependem do meio ambiente protegido.

Quanto ao bioma brasileiro que corre o maior risco, 63% dos entrevistados acreditam que seja a floresta amazônica. Já em relação aos principais responsáveis pelo aumento do desmatamento ilegal na Amazônia, as madeireiras (40%), mineração/garimpo (25%) e agropecuária (16%) são os principais apontados.

Dados da pesquisa apontam ainda que povos indígenas e ONGs são os grupos mais bem avaliados quando o assunto é credibilidade para falar sobre preservação ambiental, onde 53% dos brasileiros dizem confiar nestes grupos sobre informações relacionadas ao tema.

Entre as instituições testadas, o Governo Brasileiro teve a pior avaliação, onde apenas 26% dizem confiar nele quando o assunto é preservação ambiental. Sobre o futuro da Amazônia, 62% dos jovens entre 16 e 24 anos acredita que é possível acabar com o desmatamento na região.

A pesquisa foi realizada entre 1° e 13 de dezembro de 2021, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Dos entrevistados, mais da metade eram do sexo feminino representando 51%, já os homens somaram 49%. Em relação a faixa etária, 23% tinham entre 25 e 34 anos. Quanto à escolaridade, grande parte possuía ensino médio completo, sendo 47%.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.