Search
booked.net

Eleições 2020: no último dia da desincompatibilização, duas mulheres deixam seus cargos

Quem pretende concorrer nas eleições municipais deste ano, que seria em outubro, teve até ontem, dia 04, para deixar o cargo que eventualmente ocupe nas administrações federal, estadual ou municipal. Conforme determina a legislação, o prazo de desincompatibilização é de quatro meses antes do pleito.

Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, discute-se a possibilidade de adiamento das eleições. Entretanto, como até agora nenhuma data foi alterada, fica valendo o calendário atual. De qualquer forma, a disposição no Congresso e na Justiça Eleitoral é de, excepcionalmente, adiar apenas algumas datas, como as da eleição, as da propaganda eleitoral e as da diplomação.As eleições previstas para o dia 4 de outubro devem ser adiadas para novembro ou mesmo dezembro.

A data mais provável é dia 6 de dezembro, com as posses dos prefeitos e vereadores eleitos confirmadas para 1º. de janeiro de 2021.

Essa decisão do TSE de manter as datas do calendário eleitoral e de autorizar a realização das convenções partidárias a partir de 20 de julho de forma virtual agitou os bastidores políticos do Amazonas.

Os pré-candidatos a prefeito de Manaus intensificaram as articulações e o uso das redes sociais. As próximas semanas serão de muitas exposições virtuais, reuniões e até mesmo de encontros entre adversários para a formação de alianças.

Pré-candidatos

Em Manaus, os prováveis pré-candidatos são: Amazonino Mendes (Podemos) Davi Almeida (Avante), Josué Neto (PRTB), Marcos Rotta (DEM) Sinésio Campos/José Ricardo (PT), Alberto Neto (PRB), Romero Reis (Novo), Hissa Abraão (PTD), Ricardo Nicolau (PSD), Saullo Vianna (PTB) são alguns dos pré-candidatos à sucessão do prefeito Artur Neto. A maioria já contratou pesquisas eleitorais para consumo interno que vão orientar os próximos passos políticos.
No município e no Estado, duas mulheres deixaram seus cargos nas administrações nas últimas horas. Conceição Sampaio (PSDB) deixou ontem, dia 4, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e está apta a disputar as eleições deste ano. Conceição é uma das opções que o prefeito Artur Neto (PSDB) tem para disputar como candidata a prefeita ou vice. Nas eleições de 2018, ela conquistou mais de 76 mil votos.
Caroline Brelaz se licenciou da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também para ser candidata este ano. Caroline é apontada como uma das possíveis candidatas a prefeita ou a vice do governador Wilson Lima. Até o momento são as duas únicas mulheres que almejam a cadeira de prefeita ou vice.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.