Quem pretende concorrer nas eleições municipais deste ano, que seria em outubro, teve até ontem, dia 04, para deixar o cargo que eventualmente ocupe nas administrações federal, estadual ou municipal. Conforme determina a legislação, o prazo de desincompatibilização é de quatro meses antes do pleito.
Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, discute-se a possibilidade de adiamento das eleições. Entretanto, como até agora nenhuma data foi alterada, fica valendo o calendário atual. De qualquer forma, a disposição no Congresso e na Justiça Eleitoral é de, excepcionalmente, adiar apenas algumas datas, como as da eleição, as da propaganda eleitoral e as da diplomação.As eleições previstas para o dia 4 de outubro devem ser adiadas para novembro ou mesmo dezembro.
A data mais provável é dia 6 de dezembro, com as posses dos prefeitos e vereadores eleitos confirmadas para 1º. de janeiro de 2021.
Essa decisão do TSE de manter as datas do calendário eleitoral e de autorizar a realização das convenções partidárias a partir de 20 de julho de forma virtual agitou os bastidores políticos do Amazonas.
Os pré-candidatos a prefeito de Manaus intensificaram as articulações e o uso das redes sociais. As próximas semanas serão de muitas exposições virtuais, reuniões e até mesmo de encontros entre adversários para a formação de alianças.
Pré-candidatos