Manaus, segunda-feira 29 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Eleições 2020: Iranduba possui 11 candidatos na disputa pela prefeitura

*Da Redação – Dia a Dia On-line

Manaus e Iranduba, distante 27 quilômetros em linha reta da capital, são as cidades com maior número de candidatos ao cargo de chefe do Executivo Municipal, com 11 em cada uma delas. Na capital amazonense, a disputa para a prefeitura terá ‘velhos’ caciques e ‘novos líderes’ e, em Iranduba, o pleito terá dois conhecidos no meio político estadual: o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM) e o ex-diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) Leonel Feitoza (PMN). Além deles, também concorrem ao cargo de prefeito de Iranduba Alain Cruz (PSC), Casa Nova (Rede), David Franklin (PT), Alexandre Magno (Cidadania), Almir Prestes (PL), Edvaldo Mendonça (PSL), Graça Lopes (MDB), João Maciel (Psol) e Jordan Mota (DC).

Dos candidatos, o mais cotado nas pesquisas é o engenheiro elétrico Alain Cruz, que foi escolhido para representar o PSC. Alain tem 50 anos e é natural do município de Benjamin Constant. O candidato construiu seu legado de engenheiro elétrico na Eletrobras Amazonas Energia.

“Sei que os desafios são longos e grandes, mas o Iranduba precisa ser construído. Precisamos melhorar a infraestrutura, a saúde, educação e esporte no município”, enfatizou o candidato.

Em discurso na convenção do PSC, Alain revelou que pretende construir uma minivila olímpica. Além disso, ele propôs construção de uma quadra esportiva para tirar os jovens do mundo das drogas. “Queremos que usem os recursos sem desviar as verbas. Temos muitos problemas, mas temos prioridade também. Temos propostas e vamos buscar juntos fazer a coisa acontecer. Gastar o dinheiro com responsabilidade”, conta.

O ex-diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza, diz que conhece bem os problemas do município e que tem projetos para pôr fim a cada um dele, caso se eleja para comandar a prefeitura, nos próximos quatro anos. “Não sou de gabinete. A minha gestão no Detran, onde fui presidente, foi nas ruas, acompanhando as fiscalizações, ouvindo as pessoas, aprendendo e gerenciando o sistema na busca de eficácia. Assim será na minha campanha e assim será na gestão”, afirmou o pré-candidato.

Leonel falou também sobre transformar Iranduba num polo turístico, a partir da orla do Cacau Pirêra, aproveitando a biodiversidade e a força de trabalho da população, falou também em fomentar o setor primário, em especial a agricultura familiar, a piscicultura, ofertando qualificação, assistência técnica e logística para escoamento da produção. Além dos projetos para educação, saúde e assistencia social.

O deputado Augusto Ferraz vem destacando que está preparado para administrar o município por já executar um trabalho na cidade e conhecer as dificuldades existentes. “Eu fui o deputado mais votado no município e trabalho há seis anos lá dentro. Eu sei as peculiaridades do local e não precisa de muito dinheiro para ir em todos os locais. Eu já tenho credibilidade dentro de Iranduba e venho reforçando essa minha credibilidade principalmente na política”, disse Ferraz. Ele diz que pretende desenvolver o setor agropecuário do município e que pretende abastecer a cidade de Manaus com a produção de Iranduba após a melhoria dos ramais e das vicinais.

Mulher

A única mulher na disputa é Graça Lopes, esposa do ex-prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, que faleceu este ano vítima da covid-19. A princípio, Nonato que era pré-candidato ao pleito em 2020.  A partir disso, a viúva do político assumiu a responsabilidade de disputar as eleições junto com a vice Maria Silva do Podemos.

Jovem

O mais jovem nessa disputa é David Franklin, com 28 anos, engenheiro florestal, foi o nome que o PT escolheu para disputar a prefeitura de Iranduba.

Além dos 11 candidatos majoritários, no município irandubense, 294 candidatos pretendem disputar as 13 cadeiras da Câmara Municipal.

Iranduba, segundo estimativas do IBGE de 2020, o município possuía 49.011 habitantes. A cidade é considerada o maior produtor de hortifrutigranjeiros e produz 75 % dos tijolos e telhas consumidos no Estado.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.