Search
booked.net

Eleição suplementar de Coari (AM) já tem quatro pré-candidatos

A eleição suplementar está marcada para ocorrer em 05 de dezembro.

*Da Redação – Dia a Dia Notícia

O prazo de apresentação e registro de candidaturas para a eleição suplementar de Coari se encerra na próxima sexta-feira (05). Até o momento, quatro candidatos já se colocaram na disputa pela prefeitura do município após a cassação de Adail Filho (PP). A disputa está polarizada entre Keitton Pinheiro (PP), apoiado pelo primo Adail Filho, e Robson Tiradentes (PSC), principal opositor da família Pinheiro no município.

As alianças em volta dos dois conseguiu reunir personalidades bastante diversas na política amazonense.

No lançamento da candidatura de Keitton estavam presentes Amazonino Mendes, que deve ser candidato ao governo pelo União Brasil; o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), do mesmo partido que o vice de Keitton, Edilson Lima; os deputados estaduais Dermilson Chagas (sem partido) e Dra. Mayara (PP), irmã de Adail Filho. Keitton também é apoiado pelo MDB, partido do senador Eduardo Braga.

No outro lado, Robson Tiradentes angariou apoio de figuras geralmente opostas no legislativo como os deputados federais Marcelo Ramos (PL), apesar de seu partido ter candidato próprio, Sidney Leite (PSD) e Capitão Alberto Neto (Republicanos); e os deputados estaduais Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (PATRIOTA), Abdala Fraxe (Podemos) e Álvaro Campelo (PP), além do apoio de outros partidos como PDT, PROS, PRTB e Solidariedade. Robson terá como vice o coronel Ayrton Norte, ex-comandante da Polícia Militar do Amazonas.

Terceira via

Para combater a polarização entre Keitton e Robson, o Partido Liberal, oficializou a candidatura de Zé Henrique para a eleição suplementar de Coari. O evento de lançamento contou com a participação do ex-deputado federal Alfredo Nascimento. É a primeira vez que Alfredo aparece em um palanque desde que foi derrotado nas eleições municipais de 2020. O vice da chapa será o bancário Orlando Nascimento (Avante). Além de Alfredo, Wilker Barreto (sem partido) e Carlinhos Bessa (PV) também estiveram presentes na convenção.

Outro nome colocado como terceira via é o de Mil Mitouso (PSB), filho do ex-prefeito Arnaldo Mitouso, preso em 2016 pelo homicídio do também ex-prefeito Odair Carlos Geraldo. Contudo, Arnaldo deve apoiar a candidatura de Zé Henrique. Mil concorreu à prefeitura de Coari em 2016, ficando em terceiro lugar com 11,71% dos votos.

Calendário eleitoral

As propagandas eleitorais estarão liberadas a partir da próxima segunda-feira (06). A eleição suplementar está marcada para ocorrer em 05 de dezembro. Os ganhadores tem até 17 de dezembro para serem diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.