Search
booked.net
Search
Close this search box.

Drauzio Varella e Roberto Kalil são escalados por Lula para equipe de saúde da transição

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou uma equipe de médicos para atuar no grupo de Saúde da transição. Entre os escalados estão Drauzio Varella e o cardiologista Roberto Kalil. A lista traz nove nomes, dos quais apenas um especialista é mulher, a professora titular da USP, Linamara Rizzo Battistella, que atua como colaboradora da Organização Pan-americada de Saúde.

A equipe reúne nomes de diversas especialidades médicas, como cardiologia, fisiatria, nefrologia, oncologia, entre outras. Até o momento, o grupo deve ser coordenado por quatro ex-ministros da saúde, sendo eles Humberto Costa, Arthur Chioro, Alexandre Padilha e José Gomes Temporão.

O médico David Uip foi convidado para a coordenação da área, mas recusou alegando questões familiares. Há expectativa de que uma mulher seja escolhida para ocupar a vaga. Na tarde desta quinta-feira (10), ocorre a primeira reunião do núcleo de saúde.

Na lista de nomes escolhidos está também o pneumologista Carlos Carvalho, da USP, que chegou a assessorar o governo de Jair Bolsonaro a pedido do atual ministro Marcelo Queiroga. Carlos construiu um protocolo para o tratamento de Covid-19 a pedido do ministro, mas viu sua proposta sofrer resistência por parte dos negacionistas da pasta por ser taxativo quanto à ineficácia da cloroquina, droga defendida pelo presidente.

A lista inclui o presidente do conselho do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg; o diretor do Hospital do Rim e professor da Unifesp, José Medina Pestana; o diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Incor, Fábio Biscegli Jatene; o presidente do conselho diretor do Instituto de Radiologia da USP, Giovanni Guido Cerri; o urologista e presidente do Conselho do Instituto Criança e Vida; Miguel Srougi.

A Saúde é uma das áreas consideradas prioritárias pelo governo eleito diante dos impactos da pandemia de Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que a transição faça o diagnóstico da área e comece a planejar uma campanha intensa de vacinação após Lula tomar posse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.