Search
booked.net
Search
Close this search box.

Doença de Haff: dos 111 casos notificados, 106 são compatíveis com a doença no AM

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, emitiu um novo informe epidemiológico, nesta quarta-feira (02), em relação ao cenário de rabdomiólise para doença de Haff no Amazonas, no período de janeiro a outubro de 2022.

No Amazonas, dos 111 casos notificados, 106 são compatíveis com doença de Haff, correspondendo a pessoas residentes em Itacoatiara (62), Manaus (21), Careiro da Várzea (5), Parintins (4), Manacapuru (3), Itapiranga (2), São Sebastião do Uatumã (2), Borba (2), Urucurituba (2), Tabatinga (1), Boa Vista do Ramos (1) e Codajás (1).

Dois casos compatíveis com a doença estão internados, dos quais 1 em Manaus e 1 em Parintins. Dos casos notificados, 57% dos pacientes são do sexo masculino e 43% são do sexo feminino. A maior parte dos casos foram em pacientes com faixa etária entre 40 a 59 anos.

Dentre os principais sintomas relacionados aos casos notificados no estado estão mialgia intensa (89%), fraqueza muscular (71%), dor torácica (66%), náuseas (63%), dor abdominal (53%) e dormência (51%).

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

Quando associada ao consumo de peixes com toxinas, a síndrome é denominada doença de Haff. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.