A diretora do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, Ana Valéria Costa de Matos, de 51 anos, morreu, neste sábado (18), por volta das 13h40, no Hospital Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, após piora no quadro de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).
Formada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário Nilton Lins, Ana Valéria era agente administrativa concursada da Secretaria Estadual de Saúde desde 1985. A Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) lamentou a morte da servidora.
Segundo a Susam, Ana Valéria estava em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mantida em ventilação mecânica. A paciente realizou a coleta do exame para o novo coronavírus e no dia 10 de abril teve o resultado positivo para Covid-19.
Profissionais da Saúde
De acordo com a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, a diretora é uma das centenas de profissionais do Estado infectados pelo vírus. “Só para ter uma ideia, o SPA Alvorada, em uma semana, teve 52 profissionais com atestados [de coronavírus] e afastados do trabalho”.
Segundo ela, estão afastados 376 agentes do setor de saúde do Amazonas até as 15h deste sábado pelo coronavírus. São 56 médicos, 69 enfermeiros e 154 técnicos. Essa conta, portanto, não inclui profissionais de saúde do município. Simone disse que isso vem impactando fortemente no atendimento nos SPAs.