Search
booked.net
Search
Close this search box.

Diretora do SPA do São Raimundo morre vítima do novo coronavírus no AM

Ana Valéria Costa de Matos, 51, estava na UTI do 28 de Agosto desde o último dia 4 de abril

A diretora do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, Ana Valéria Costa de Matos, de 51 anos, morreu, neste sábado (18), por volta das 13h40, no Hospital Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, após piora no quadro de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

 

Formada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário Nilton Lins, Ana Valéria era agente administrativa concursada da Secretaria Estadual de Saúde desde 1985. A Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) lamentou a morte da servidora.

 

Segundo a Susam, Ana Valéria estava em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mantida em ventilação mecânica. A paciente realizou a coleta do exame para o novo coronavírus e no dia 10 de abril teve o resultado positivo para Covid-19.

Profissionais da Saúde

De acordo com a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, a diretora é uma das centenas de profissionais do Estado infectados pelo vírus. “Só para ter uma ideia, o SPA Alvorada, em uma semana, teve 52 profissionais com atestados [de coronavírus] e afastados do trabalho”.

Segundo ela, estão afastados 376 agentes do setor de saúde do Amazonas até as 15h deste sábado pelo coronavírus. São 56 médicos, 69 enfermeiros e 154 técnicos. Essa conta, portanto, não inclui profissionais de saúde do município. Simone disse que isso vem impactando fortemente no atendimento nos SPAs.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.