*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Os fósseis do Natovenator polydontus foram encontrados na província de Omnogovi, na Mongólia. Para os paleontólogos, o que chama atenção é o seu corpo, com dimensões e aerodinâmica parecidas com o corpo do pato moderno. Essas evidências ressaltam à ideia de que alguns dinossauros eram adequados para mergulhar e caçar na água.
Datado de cerca de 100 milhões a 66 milhões de anos atrás, este pode ser o primeiro dinossauro não aviário conhecido dotado de um corpo aerodinâmico comparável ao das modernas aves mergulhadoras, como gansos e pinguins, afirmam pesquisadores da Coreia do Sul, do Canadá e da Mongólia.
O paleontólogo da Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul) e autor do estudo, Yuong-Nam Lee, o Natovenator usava os membros anteriores ao nadar provavelmente.
“Achamos que o Natovenator vivia em águas rasas e comia peixes pequenos”, disse o cientista.
Além disso, o animal e outros répteis podem ter sido predadores nadadores, o que pode ser a prova contra a ideia de que os dinossauros eram apenas terrestres. O estudo sobre as é abordado em um artigo da revista Communications Biology.
*Com informações da Veja