Search
booked.net
Search
Close this search box.

Dicas de séries, filmes e novelas turcas para maratonar na Netflix, HBO Max e Globoplay; confira

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Histórias apaixonantes, personagens cativantes e uma variedade de gêneros são as principais características das amadas ‘dizis’, como são conhecidas as séries e novelas turcas, que vêm  fazendo sucesso em boa parte do mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, as séries turcas chegaram e podem ser encontradas no YouTube, Netflix, HBO Max e GloboPlay.

A equipe do Dia a Dia Notícia preparou algumas dicas de dizis para os leitores maratonarem neste feriado da Semana da Pátria. Confira!

Neflix

Uma Nova Mulher 

A Netflix está se diversificando e o resultado desse crescimento é a nova série turca Uma Nova Mulher, que criou emoção com seu enredo, um elenco lindo e talentoso, que se soma a belos cenários do país. Desde que a plataforma anunciou a produção, os fãs estavam esperando ansiosamente para testemunhar uma trama que não apenas leva os protagonistas a uma jornada espiritual, mas também os espectadores.

Uma Nova Mulher fala sobre a jornada de três mulheres que embarcam em uma busca de autoaceitação à medida que superam traumas passados ​​que mudarão suas vidas para sempre. As mulheres compartilham uma bela amizade que as ajudam a passar por essa jornada, pois seus vínculos enfrentam desafios e tribulações que os tornam mais fortes. A amizade delas, dessa forma, nos fazer rir, chorar e construir uma visão de amor e ódio para o vínculo que nós também gostaríamos de ter algum dia.

O trio se entrega a sessões e cada uma enfrenta traumas de suas vidas não resolvidos relacionados com as suas famílias, tentando ficar livres de uma vez por todas de seus sentimentos. A série possui uma narrativa dramática e sincera, o que a torna intrigante.

Elenco: Tuba Büyüküstün,Seda Bakan,Boncuk Yılmaz

Asas da Ambição

Netflix lançou a série turca Asas da Ambição, que vai conquistar os fãs de séries do país. Ela ficou entre as mais assistidas da plataforma durante várias semanas seguidas. Também conhecida como Kuş Uçuşu, ela é uma série de drama e criada por Meriç Acemi. A série Asas da Ambição narra uma história de conflito geracional entre geração X e Z.

De épocas diferentes, aqui observamos as principais diferenças entre as duas, principalmente quando a geração X tenta se adaptar às redes sociais e novos jeitos de se fazer negócio, enquanto pecam um pouco em enxergar os problemas com perspectiva. Contudo, se adaptar não é um problema para a geração Z. Quando a jovem Aslı é escolhida para ser âncora de um jornal tradicional, sua personalidade logo conflita com a dos outros profissionais. Por sua vez, Aslı quer chegar ao topo da maneira mais fácil que conseguir. Em sua busca para se provar aos colegas, Aslı acaba burlando as regras, resta saber se seus esforços irão valer a pena no final.

Para os fãs de tramas escandalosas onde o “vilão” da história pinta e borda, mas faz o público se divertir horrores, com certeza vale a pena dar uma chance para Asas da Ambição.

Mesmo odiosa em vários momentos, Asli é o verdadeiro ponto alto de toda a trama. Sua maestria para dissimular e enganar é tão eficiente que é difícil não elogiar sua esperteza e se divertir com toda a confusão que ela acaba causando. Para além disso, a construção da obsessão e ambição de toda a história é convincente, ainda que alguns exageros possam tirar o tom crível da história em alguns momentos.

Enfim, de modo geral Asas da Ambição deve agradar a maior parte das pessoas que gostam de novelas turcas, e o melhor de tudo é que são apenas 8 episódios, tempo o suficiente para contar a história e terminar sem ser cansativa.

O elenco de Asas da Ambição pode não ser tão estranho aos fãs de produções turcas, porém, a maior parte certamente passará a ser mais conhecida a partir do sucesso dessa série. Nos papéis de protagonista e antagonista da série temos as atrizes Miray Daner, que encarna a estagiária Asli, Birce Akalay que dá vida a poderosa e competente Lale Kiran. Outros nomes no elenco são Ibrahim Celikkol, que vive Kenan, Burak Yamantürk, como Selim Irem Sak como Müge.

Intersection

A série começa na Itália, quando uma médica, Naz (Belçim Bilgin), vê seu caminho cruzado com dois homens turcos, Ali Nejat Karasu e Ayham. Ela acaba por salvar a vida de um deles e, a partir daí, a trama começa a se desenrolar. Ela já é casada, mas Ali apaixona-se por ela e, embora no início ele silencie seus sentimentos, irá se aproximar cada vez mais, pois o filho dele precisará ser cuidado por Naz.

Ali Nejat (İbrahim Çelikkol) é um ex-piloto de carros e CEO de uma empresa do seu pai. Com o filho doente, ele recebe o apoio da idealista pediatra Naz. Uma trama de romance que envolve muitas idas e vindas. É uma daquelas novelas turcas complicadas, onde há muitos desafios para se declarar o amor e viver com quem se ama, mas que vale uma boa maratona. Porém, o final recebeu muitas críticas, mas vale muito a pena assistir a essa série, que traz o famoso turco İbrahim Çelikkol, o queridinho Ibo.

Intersection é especial para quem gosta de séries que envolvem romance e suspense, com personagens bem construídos que partilham suas dores e sonhos ao longo de cada episódio, envolvendo quem assiste.

8 em Istambul (Bir Baskadir)

séries turcas

A série da Netflix8 em Istambul (Bir Baskadir) é, antes de tudo, política, porém sua abordagem vai muito além da atual polarização política e social da Turquia. A série, inscrita e dirigida por Berkun Oya e Ali Farkhonde, traz uma apresentação profunda e complexa dos conflitos psicológicos dos personagens centrais, simbolicamente atrelado à protagonista, a personagem Meryem (Öykü Karayel), uma estudante pobre de uma família conservadora residente na área rural de Istambul. Logo no primeiro capítulo da série, Meryem procura o consultório psiquiátrico para, a princípio, tratar de seus desmaios repentinos. A psiquiatra que atende Meryem é Peri (Defne Kayalar). Em sua primeira sessão de terapia é possível reparar a impaciência de Peri com a dificuldade de Meryem em falar abertamente sobre a sua paixão reprimida pelo seu patrão, Sinan (Alican Yücesoy), um playboy turco deprimido, pelo qual Meryem presta serviços como empregada doméstica.

Posteriormente às sessões com Meryem, em uma sessão psiquiátrica com a supervisora, Gülbin (Tülin Özen), uma mulher secular, mas de família conservadora, Peri expõe, de maneira exaltada, a sua dificuldade em lidar com mulheres de véu, ao mesmo tempo que admitia condenar o seu ressentimento e o seu preconceito dentro do ambiente profissional.

A série – um drama psicológico, traz uma história a partir de oito personagens que se relacionam de alguma forma ao contexto de uma clínica de psiquiatria. Religiosidade, conservadorismo, política, sexualidade, autoritarismo, violência e desigualdade social são abordados de forma direta e honesta. Uma série emocionante e que nos provoca diferentes questionamentos.

“8 em Istambul” é artisticamente ambiciosa. A fotografia, a cenografia e os figurinos são inspirados. Do meio para o fim, o enredo vai ganhando peso e se torna triste. De vez em quando se arrasta em cenas longas. Mas aconselho a não desanimar. “É uma trama bem construída, com doses providenciais de humor. Os personagens têm uma dimensão humana impressionante e há muita verdade nas experiências deles. Todos os capítulos terminam com um número musical. Ele ajuda a carregar o espectador para atrama, que faz um retrato sensível da colisão entre a psicanálise e o fervor religioso. Merece toda a sua atenção”, cita Patrícia Kogut. do O Globo. 

Táticas de amor (Ask Taktikleri)

O filme turco Táticas do Amor se se assemelha bastante com o romance estadunidense ‘Como Perder um Homem em 10 Dias’. E é bem mesmo essa a pegada do roteiro de Pelin Karamehmetoglu: aquele lance da aposta e ver qual dos dois protagonistas vai ceder primeiro, sendo que o final o espectador já sabe qual vai ser.

Depois de ouvir uma grande amiga reclamar de ter levado um pé na bunda de um carinha sem coração que a dispensou quando ela estava apaixonada por ele, Asli (Demet Özdemir) decide dar um basta nesse tipo de situação: dona de um blog intitulado ‘Táticas do Amor’, Asli decide compartilhar com seus seguidores um plano infalível em que ela fará com que um cara aleatório se apaixone por ela, para ensinar a ele uma lição bem dada e mostrar às suas seguidoras como lidar com caras assim. Só que ela não esperava que o sujeito escolhido fosse Kerem (Sukru Ozyildiz), um bonitão que trabalha com marketing e que irá disputar com ela quem ganha essa aposta.

Sem saberem da aposta um do outro, os dois acabam escolhendo-se mutuamente, o que vai gerar muitas atitudes surpreendentes e inesperadas na conquista. Essa é uma boa série turca de amor para quem gosta de romance e procura uma história de amor com descobertas e desafios.

Dinheiro Sujo e Amor – Black Money Love/Kara Para Aşk

series turcas

Esta premiada série turca traz uma trama permeada de suspense e drama que conquistou fãs por todo o mundo, tendo chegado a 107 países. Elogiada pro alguns como uma das séries turcas mais viciantes, a produção acompanha o jovem detetive Omer Demir. Com um senso de justiça motivado pela morte precoce de seu pai, Omer vê sua vida virar de cabeça par abaixo quando sua noiva é encontrada morta no carro de um grande empresário.

Decidido a encontrar o culpado, ele descobre que o veículo pertencia ao pai de uma jovem designer de joias chamada Elif Denizer. Os dois acabam unindo forças para descobrir quem é o assassino, mas a relação se torna íntima e conturbada. Cheia de romance e grandes reviravoltas no caminho da investigação, a série não decepciona.

A série é escrita pelas renomadas roteiristas Eylem Canpolat (Meu Lar, Meu Destino; Sila – Prisioneira do Amor) e Sema Ergenekon (Império de Mentiras; Sila – Prisioneira do Amor).

A série foi dirigida por Ahmet Katıksız e teve participação de atores que já eram bem famosos na Turquia e em outros países europeus e árabes. Inclusive, vários atores que hoje são famosos tiveram suas carreiras alavancadas por causa da série. Engin Akyürek (Ömer) e Tuba Büyüküstün (Elif) são as duas grandes estrelas da série.

O principal local de filmagem foi na cidade de Istanbul, com várias cenas filmadas na mansão de Feryal Gülman, uma empresária rica que permitiu que a série fosse filmada na sua residência. Inclusive, a mansão fica próxima ao famoso hotel Bebek, o mais famoso da cidade de Istanbul.

Para quem gosta de novelas que costumam ter longa duração, eis um ótimo motivo para começar a assistir Dinheiro Sujo e Dinheiro.

O Segredo do Templo (Atiye)

A série  é uma produção original da Netflix (2019), com três temporadas na plataforma de streaming. Na trama, Atiye (Beren Saat), uma artista de Istambul, embarca em uma jornada de autodescoberta ao conhecer um arqueólogo e perceber que suas obras estão relacionadas ao templo mais antigo do mundo, Göbeklitepe. Curiosamente, a atriz Beren Saat protagoniza também como Fatmagul em Fatmagul: A força do amor.

Esta intrigante série acompanha a jovem Atiye. Bonita, com uma família amorosa, um namorado perfeito e prestes a dar um novo passo em sua carreira, ela vê sua vida perfeita dar uma guinada quando conhece o arqueólogo Erhan. Ele lhe revela um símbolo das ruínas do templo mais antigo da terra, o Göbekli Tepe. O problema é que o símbolo conecta Atiye ao templo.

A partir daí, ela inicia uma busca desenfreada para compreender essa ligação e que segredos são escondidos por sua família. Aos poucos, ela vai descobrindo que está lidando com segredos universais e sagrados e que sua vida não será mais a mesma.

Elenco: Beren Saat, Mehmet Günsür, Metin Akdülger

Prisão de Mulheres (Avlu, 2018)

Deniz (Demet Evgar) foi, por muito tempo, agredida pelo marido, Hakan (Teoman Kumbaracıbaşı). Até que uma noite, a fim de defender a si e a filha, Ecem (Eslem Akar), da mira de Hakan, Deniz atira contra ele. Deniz é presa e descobre na prisão outros desafios. A única coisa que ela quer é reencontrar a filha o mais cedo possível e não se envolver em nenhum crime no processo.

A série é um remake da original Wentworth, exibida em 2013 pela FoxTel. Portanto, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Avlu, Prisão de Mulheres é um drama chocante e único, cheio de perguntas profundas sobre crime, punição e justiça. Enquanto você testemunha a solidariedade de um grande grupo de mulheres, por outro lado, aprecia sua resistência contra a injustiça. Essas mulheres que são forçadas a desistir de sua liberdade estão lutando na prisão de Karakuyu (buraco negro, em português) por suas próprias ordens e leis.

Portanto, a série narra a chegada de Deniz à prisão e sua transição de uma dona de casa assustada para uma prisioneira influente.

50M2

A série original da Netflix é uma mistura de comédia e drama na medida certa! Nela, Sombra (Engin Öztürk) faz todo o trabalho sujo de Servet Nadir, quem o criou e treinou desde que seus pais desapareceram. Sombra, apesar de frio, sofre da dor de não saber quem é ou onde estão os pais e se agarra a qualquer esperança de um dia encontrá-los. Porém, ao descobrir as mentiras de Servet e ver Adem, sua única esperança de encontrar os pais, ser assassinado, Sombra assume a identidade de Adem e passa a viver na alfaiataria de 50 m², que foi herdada de Adil, pai de Adem. A vizinhança, no entanto, é um desafio.

Quando a série começa, esperamos uma produção cheia de assassinatos por encomenda, muitos tiros, sangue, perseguição e destruição, em um roteiro denso e pesado de assistir. De fato, a série tem tudo isso, mas ela não é só isso. Gravada na capital Istambul, 50M2 consegue mesclar toda a seriedade com excelentes personagens secundários, que trazem leveza e humor à produção, até mesmo em momentos em que você não esperava de jeito nenhum ter um sorriso arrancado.

O enredo todo é bem clichê, daqueles que certamente você já viu algo parecido. No entanto, isso não tira o mérito da série, já que esse clichê é muito bem feito. A velha história do criminoso que acha um jeito de se redimir e que só foi pro lado do “mal” pelas más influências que teve durante a vida, é convincente o que faz sim valer a pena assistir a essa série turca na Netflix.

Elenco: Engin Öztürk,Kürşat Alnıaçık,Cengiz Bozkurt

Filhos de Istambul

Dirigido Can Ulkay e estrelado por Çağatay Ulusoy e Emir Ali Dogrul, o filme vai acompanhar a história de Mehmet, que administra o lixão do bairro. Um dia, ele vê as coisas mudarem ao encontrar um garoto de 8 anos dentro do lixo. O personagem tenta encontrar os pais da criança, mas acaba se apegando ao menino e as coisas passam a se complicar cada vez mais.

Filhos de Istambul (2021) é um filme estrelado por homens tristes porque cresceram sem o carinho das mães, e hoje sofrem com graves problemas psicológicos decorrentes do trauma. No fundo, a dúzia de personagens constitui uma figura só, um emaranhado de subjetividades afetadas por questões sociais e psíquicas.

Todos estes caminhos conduzem ao embelezamento da precariedade, também conhecido em terras brasileiras como “cosmética da fome”. Cidade de Deus (2002) vem à mente diante da produção turca, conforme Papo de Cinema, tanto pela câmera malabarista, correndo por avenidas e ruelas, quanto pela necessidade de embalar os corpos suados e as moradias decadentes numa estética aprazível ao público médio.

Elenco:Çağatay Ulusoy,Emir Ali Doğrul,Ersin Arıcı

HBO MAX

Sen Çal Kapımı (Love Is In The Air/ Será isso Amor?

A impulsividade de Eda Yildiz cria uma série de contratempos na vida do perfeccionista e workaholic Serkan Bolat. A história Sen Çal Kapimi (Love Is In The Air/ Será isso Amor?) é uma comédia romântica que explodiu no país turco e logo depois, conquistou o público rapidamente. A trama acompanha a jovem estudante de arquitetura paisagística Eda Yıldiz e o arrogante Serkan Bolat. Sempre dedicada aos seus estudos, Eda acaba perdendo sua bolsa de estudos quando a empresa de Serkan cancela um financiamento.

Com raiva do empresário, ela tenta confrontá-lo. Uma grande mágoa com seu então namorado e a tentativa de ainda se graduar fazem com que ela aceite a estranha proposta que Serkan lhe faz: fingir ser sua noiva por dois meses em troca da bolsa de estudos. Mas o que começa como uma relação de ódio vai se transformar em algo mais.

A série é uma comédia romântica de grande sucesso mundial. Vale muito maratonar essa dizi.

No elenco: Hande Erçel, Kerem Bursin, Neslihan Yeldan, Bige Önal, Evrim Dogan, Anil Ilter, Melisa Döngel, Cagri Citanak, Elcin Afacan, Basak Gümülcinelioglu

Meu Lar, Meu Destino (Dogdugun Ev Kaderindir)

Meu lar, meu destino pode ser assistida na hbo max – foto: reprodução/hbo max

A HBO Max disponibilizou as duas primeiras temporadas da novela Meu Lar, Meu Destino – exibida na Turquia em 2019, contabilizando 49 capítulos. Zeynep (Demet Özdemir) nasceu de uma família humilde e não teve tantas chances na vida por conta da mãe doente, do pai alcoólatra e também porque o irmão morreu por falta de um tratamento médico.

Uma família decide adotá-la e seus pais concordam. Ela viverá no mundo dos ricos e consegue se transformar numa jovem educada, bonita e inteligente. Noiva com o homem dos sonhos, seguindo o padrão da sociedade. Só que tudo mudará radicalmente quando sua mãe biológica decide que quer tê-la de volta.

A série é um moderno conto de fadas baseado em uma história real sobre Zeynep, uma jovem cuja vida dá uma guinada quando ela se vê dividida entre a família em que nasceu e aquela que o destino colocou em seu caminho. A dizi é uma verdadeira aula de psicologia – por abordar situações de violência doméstica, com personagens densos e profundos.

No elenco: Demet Özdemir, Ibrahim Celikkol, Engin Hepileri, Zuhal Gencer, Senan Kara, Fatih Koyunoglu

A Escolha (Babil)

As novelas turcas que vão fazer parte da HBO Max

Exibida originalmente na Turquia em 2020, a produção conta a história de Irfan (Halit Ergenç). Ele é um jovem professor de uma universidade de prestígio, porém, acaba sendo demitido. Para piorar a situação, seu filho é diagnosticado com uma doença que precisa de um tratamento caro.

A produção é um suspense psicológico e foi exibida originalmente em 2020. Sem emprego, Irlan se desespera e recebe uma proposta do seu melhor amigo Egemen (Onur Saylak): aplicar uma fraude imobiliária para arrecadar dinheiro. A dupla consegue alcançar o objetivo, mas perdem tudo quando são roubados por um mafioso. A situação fica dramática, porque eles planejaram um esquema de pirâmide. Ou seja: se torna a maior fraude financeira da Turquia.

O golpe do século se desenrola contra uma teia emaranhada de segredos há muito enterrados entre Irfan, sua esposa, seu amigo e sua ex-noiva.

Mucize Doktor (Um Milagre)

Remake do drama coreano Good Doctor, a novela turca apresenta o personagem Ali (Taner Ölmez), que tem a síndrome de savant, o que torna difícil para ele se comunicar com outras pessoas, embora ele seja um médico fenomenal. Os outros médicos não o suportam no início, mas sua sinceridade e dedicação os conquistam. Neste hospital, Ali encontra a família pela qual sempre desejou.

Ele terá que superar suas limitações sociais e os preconceitos de pacientes e colegas, mas também encontrará uma família capaz de valorizar suas habilidades especiais.

A produção foi exibida entre 2019 e 2020 na Turquia e chamou muito a atenção do público.

Elenco: Taner Ölmez, Onur Tuna, Sinem Ünsal, Hazal Türesan, Murat Aygen, Reha Özcan, Firat Altunmese, Hakan Kurtas, Özge Özder

Globoplay

Fatmagul

Fatmagul foi exibida na Band entre 2015 e 2016. O folhetim foi adicionado ao catálogo do streaming da Globo em julho de 2021. A novela narra a história de Fatmagul (Beren Saat), jovem de origem simples que é estuprada por Selim (Engin Öztürk), Vural (Buğra Gülsoy) e Erdogan (Kaan Taşaner). Kerim (Engin Akyürek) não participa do ato, mas também não impede que os amigos realizem o abuso.

Ao descobrir o crime, Mustafa (Fırat Çelik) termina o noivado com Fatmagul, e a jovem é forçada a se casar com Kerim, devido ao plano dos estupradores para que o caso não ganhe repercussão. Com a nova família, a protagonista tenta se recuperar do trauma e começa uma busca por justiça em meio ao machismo vigente na sociedade.

A dizi passa por diversas reviravoltas e vale a pena ser assistida. Ela está completa, dublada e legendada na plataforma GloboPlay.

Uma Vida Nova (Yeni Hayat, 2020)

A novela conta a história de Adem (Serkan Çayoglu), um ex-militar, membro das Forças Especiais, que, de volta a Istambul, é contratado como segurança e guarda-costas particular da esposa arrogante e mimada de um poderoso empresário.

Do lado oposto da trama, Yasemin (Melisa Aslı Pamuk) é tratada pelo marido como sua mais cara joia, uma refém em sua própria casa. A sua única saída é criar um plano secreto, mas o guarda-costas recém contratado surge como obstáculo e pode colocar tudo a perder.

Originalmente, a novela é um remake da trama britânica Bodyguard (Segurança em Jogo) disponível na Netflix. Diferente de outras produções do país, a novela possui poucos atores conhecidos. Ainda assim, a trama envolvente, bem como a produção britânica, chamou a atenção do público e por sua vez, todos buscam saber se a produção poderá ganhar uma continuação.

Elenco: Serkan Çayoğlu, Melisa Aslı Pamuk, Nilperi Şahinkaya

Leia mais: Duff McKagan, baixista de Guns N’ Roses, nada com botos em Manaus; veja vídeo

Leia mais: Atriz de “Erkenci Kus”, Demet Özdemir surpreende fãs e usa música brasileira em seu casamento

Leia mais: Novela turca “Hercai” conquista fãs em diversos países; conheça a história

Leia mais: Amazonas é cenário para filme ‘Ricos de Amor 2’, sucesso da Netflix

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.