Search
booked.net

Dia Internacional dos Povos Indígenas: conheça 6 influenciadores que falam sobre pautas e lutas indígenas

Foto: Montagem/Victória Cavalcante/Portal Dia a Dia Notícia

*Victoria Cavalcante – Da Redação do Dia a Dia Notícia

No dia 9 de agosto se comemora em todo o mundo o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU),  em 1995, com o objetivo de garantir autodeterminação e os direitos humanos às diversas etnias indígenas do mundo, e para celebrar essa data, o portal Dia a Dia Notícia, separou uma lista com os nomes de 6 influenciadores indígenas brasileiros que promovem pautas ambientais, femininas, cultura e costumes indígenas.

Ingrid Sateré Mawé

Foto: Reprodução/Instagram

Ingrid Sateré Mawé é uma das representantes dos indígenas que habitam a região do médio rio Amazonas, mas atualmente mora em Florianópolis (SC). Tem mais de 31 mil seguidores no Instagram e se denomina mobilizadora social, ativista e comunicadora.

A Sateré Mawé promove debates como a pluralidade das vozes indígenas, defesa dos direitos humanos de minorias como mulheres, a comunidade LGBTQIAP+ e negros, e é engajada em causas sociais como a legalização do aborto.

Samela Sateré Mawé

Foto: Reprodução/Instagram

Samela Sateré Mawé é ativista ambiental, defensora das Terras Indígenas e colaboradora da Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib), apresentadora do Canal Reload. Além de falar sobre questões ambientais, Samela debate sobre padrão de beleza, valorização dos costumes indígenas e questões políticas como o garimpo e grilagem em terras indígenas. 

Samela tem mais de 76,5 mil seguidores no Instagram, e 1,1 mil no Tik Tok, em um de seus vídeos mais vistos, a influenciadora explica o significado da palavra Puxirum (Trabalho coletivo), onde desmistifica a falsa informação de que a palavra seria referência a um ritual de assédio sexual infantil, exemplificando que esses trabalhos coletivos na verdade são a limpeza de uma aldeia, produção de farinha, construção de casas e roça.

 

Vanda Witoto

Foto: Reprodução/Instagram

Vanda Witoto é à candidata a deputada federal nas eleições 2022, ativista indígena, ambientalista, técnica de enfermagem e finalista do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Pertencente aos Uitotos ou Witotos, que são indígenas que habitam no Amazonas, Vanda nasceu na Aldeia Colônia no município de Amaturá e virou estrela do livro ‘Vanda, do alto Solimões para o mundo’ de Marília Rezende e foi a primeira pessoa no Amazonas a receber a vacina Coronavac, do Instituto Butantan, no dia 18 de janeiro de 2021.

Vanda tem mais de 22 mil seguidores no Instagram e quase 10 mil no Tik Tok, redes sociais que usa para falar sobre sua história, política e a importância da educação.

 

Glycya Makuxi

Foto: Reprodução/Instagram

Glycya Makuxi é educadora, psicóloga e comunicadora, tem mais de 4 seguidores no Instagram, e usa as redes sociais para contar fatos históricos dos povos indígenas, o papel da educação e casos de assassinatos a líderes e grupos indígenas.

 

Lídia Guajajara

Foto: Edvan Silva/Reprodução Instagram

Lídia Guajajara é uma jovem ativista do povo Guajajara, do território indígena Arariboia do Maranhão, colaboradora do site Mídia India e da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), e criadora de conteúdo do Amazônia de Pé.

A Guajajara tem mais de 47,5 mil seguidores no Instagram e 13,3 mil no Tik Tok, e usa seu alcance para falar sobre rituais do seu povo, questões climáticas, preservação ambiental e conscientização política.

 

Tukumã Pataxó

Foto: Nathalie/Reprodução Instagram

Tukumã Pataxó é um comunicador, fotógrafo, influenciador, e representante do movimento dos direitos indígenas no Brasil, nascido na aldeia de Coroa Vermelha, no sul da Bahia.

O influenciador tem mais de 198 mil seguidores no Instagram e 41,8 mil no Tik Tok, que são as plataformas de conteúdo e entretenimento mais usadas por ele. Em seus vídeos, fotos e stories, Tukumã Pataxó busca inserir costumes, tradições e rituais do povo Pataxó, bem como memes, curiosidades, medicina tradicional indígena, cultura e conscientização sobre a importância dos povos originários.

Tukumã também é um dos colaboradores do Mídia Índia, projeto em que indígenas de diferentes etnias escrevem e divulgam conteúdos para informar a sociedade e abrir debates importantes para sua luta, é palestrante e tem o Podcast Papo de Parente na GloboPlay.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.