*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Portal Dia a Dia Notícia agora faz parte da campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do jornalismo profissional no Amazonas. A campanha “É fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade” é um selo que identifica a prática do jornalismo profissional.
A iniciativa se deu em dezembro de 2021, quando um grupo de jornalistas empreendedores do Amazonas se reuniu para lançar a campanha que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de prestigiar o jornalismo profissional, que segue as boas regras de informação, com checagem, pluralidade e verdade.
Para a jornalista e diretora-executiva do Portal Dia a Dia Notícia, Audrey Bezerra, a adesão do selo é de extrema importância para que a sociedade saiba que o portal preza pela informação com credibilidade e um jornalismo sério. No próximo dia 7 de abril, o Portal Dia a Dia completa dois anos de atuação, mesmo dia em que se comemora o Dia do Jornalista.
“O Dia a Dia Notícia é adepto desta campanha, pois em seus quase dois anos de fundação sempre priorizou a boa prática jornalística, visando o profissionalismo, a ética e informações de qualidade. Nossa missão é produzir e distribuir diariamente conteúdos de qualidade. Temos compromisso com nossos leitores, sempre produzindo conteúdo com responsabilidade, checando fontes e jamais propagando notícias falsas”, frisou a jornalista.

Além disso, a equipe que compõe o Portal Dia a Dia se empenha em sempre trazer credibilidade ao conteúdo produzido, respeitando sempre o seu leitor, trabalhando com ética profissional, sem dar espaço ao sensacionalismo e às notícias falsas.
A ideia é distinguir os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados no sensacionalismo ou nas notícias falsas e impactantes como forma de obter audiência e sem compromisso com a checagem.
De acordo com o jornalista e dono do Portal Único, Cláudio Barbosa, que foi um dos idealizadores do projeto “É fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade”, a motivação do grupo formado por jornalistas é demonstrar o tipo de comprometimento e a forma que se é trabalhada.
“É um grupo que é a favor da comunicação responsável e com qualidade. Nossa preocupação é sempre entregar um produto sempre com visões plurais, um grupo que tem total liberdade ideológica. […] E o interessante é que são jornalistas, que durante anos, vários foram funcionários e que hoje são empreendedores, são empresas que geram empregos […] É uma nova formatação da comunicação do Amazonas”, explicou Cláudio Barbosa.
Para a jornalista Dora Tupinambá, responsável pelo Portal Valor Amazônico que também aderiu ao selo, o portal de notícias é um veículo de comunicação, ou seja, uma empresa que tem como principal produto a notícia, o conteúdo jornalístico e, para que o produto que essa empresa entrega ao seu consumidor tenha qualidade, item imprescindível em qualquer tipo de negócio, é preciso que esse produto seja elaborado com técnica, ética e profissionalismo, ou seja, por jornalistas profissionais.
“E como no cenário local cresce o número de pessoas mal-intencionadas, que se utilizam da bandeira do jornalismo para vender opinião, propagar mentiras (fake-news) e desinformação para induzir o consumidor ao erro, é preciso que as empresas sérias tenham um diferencial, fácil de ser identificado. E o selo “É fato” tem esse importante papel”, destacou Dora Tupinambá.
Em um primeiro momento, diversos sites de notícias aderiram a campanha sendo eles:
- Manaus 360º
- Blog do Mario Adolfo
- Blog do Hiel Levi
- Portal Único
- Amazonas Atual
- Fato Amazônico
- Revista Cenarium
- Portal Pontual
- Portal O Poder
- Amazonas1
- Portal da Marcela Rosa
- Portal do Marcos Santos
- Portal RealTime1
- BNC
- Portal Flagrante
As novas adesões à campanha ocorrem por meio de avaliação de todos os portais que fazem parte da campanha, seguindo unicamente os critérios do jornalismo profissional. Os portais que aderem o selo neste momento são:
- Portal Dia a Dia Notícia
- O Convergente
- Valor Amazônico