*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Brasil registrou 10 mortes por acidentes aéreos no início deste ano. Todos os aviões envolvidos em ocorrências fatais no ano era de pequeno porte e realizavam atividades de transporte privada ou agrícolas. Ao todo, já se somam 21 acidentes nos primeiros 38 dias de 2025.
Os dados são do painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer). O site é administrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O acidente ocorrido na Barra Funda na sexta-feira (7), em São Paulo, que resultou na morte de duas pessoas, ainda não consta no sistema do Sipaer.
Acidentes com aviões de pequeno porte são os mais comuns no Brasil, especialmente as aeronaves que realizam operações agrícolas como de reconhecimento e pulverização de agrotóxicos.
A última fatalidade registrada no painel do Sipaer foi um acidente em voo de reconhecimento agrícola em Cruzília (MG) em 27 de janeiro. No momento do pouso, o avião colidiu com o terreno e três pessoas a bordo morreram.
Desde o ano passado, as aeronaves listadas como de atividade privada pelo Cenipa são as que mais se envolveram em acidentes. Ao todo, 71 dos 195 acidentes registrados tiveram aeronaves privadas envolvidas. Foram 71 ocorrências nos últimos 14 meses, que resultaram na morte de 54 pessoas.