*Da Redação Dia a Dia Notícia
A desembargadora Carla Reis suspendeu a decisão que cassou a chapa de Antônio dos Santos (PP) e Cleucivan Reis (Avante), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Codajás. Os dois foram acusados de abuso do poder econômico.
Em sua decisão, Carla Reis afirmou que “o afastamento do cargo majoritário do chefe do Executivo Municipal poderá trazer prejuízo irreparável ou de difícil reparação, portanto assegurando este Juízo a continuidade do serviço público nos termos do mandato do prefeito, e assim prestigiando a soberania popular”.
A magistrada deferiu a medida cautelar e suspendeu os efeitos do julgamento feito pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no início do mês. Confira a decisão na íntegra aqui.
O caso
Conforme a denúncia, Jozenilson Pontes e Francimara Freitas, cúmplices da chapa eleita, levantaram dinheiro por meio de uma associação de pescadores para ser utilizado ilicitamente na campanha eleitoral, na compra de votos e em gastos não declarados. Pontes é apoiador do prefeito cassado e trabalhou como coordenador de eventos e operador financeiro durante a campanha.
Em novembro de 2020, o coordenador de campanha chegou a ser preso suspeito de armazenar e distribuir cestas básicas estragadas para eleitores. Segundo informações da Justiça Eleitoral do município, cerca de 233 unidades foram apreendidas na época.