Search
booked.net
Search
Close this search box.

Desembargadora do TRF-1 determina soltura de todos os presos na operação ‘Entulho’

Foto: Polícia Federal

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, acatou o pedido de habeas corpus e determinou que todos os presos da operação ‘Entulho’ fossem soltos. Deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF) na última terça-feira (20), a operação cumpriu oito mandados de prisão em Manaus.

A operação teve como objetivo obter provas relativas às operações fraudulentas utilizadas para esconder a ocorrência de sonegação fiscal, obtenção de notas fiscais ‘frias’ e lavagem de dinheiro.

De acordo com informações divulgadas pelo Amazonas Atual, a decisão da magistrada atendeu ao pedido dos empresários José Nelson Rosa, Mauro Lúcio Mansur da Silva e José Paulo de Azevedo Sodré Neto, sendo os dois últimos proprietários das empresas Tumpex e Soma, que possuem contratos com a prefeitura de Manaus.

“Não há evidências de que os investigados  poderão persistir na prática delituosa, nem de que pretendem fugir, perturbar a instrução criminal ou se furtarem da aplicação da lei penal. A gravidade do crime não pode servir, por si só, para a decretação da medida prisional”, diz Maria do Carmo Cardoso em trecho da decisão.

A decisão da magistrada ocorre às vésperas da operação Marfim, também da Polícia Federal, que apura supostos crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo a empresa Mamute Conservação, Construção e Pavimentação.

A empresa presta serviço à Prefeitura de Manaus na área de conservação e limpeza de logradouros públicos de Manaus. A operação mobiliza 70 policiais federais, que cumprem 16 mandados de busca e apreensão, contra 34 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 30 milhões dos investigados.

Leia mais:

Empresa de coleta de lixo é alvo de operação da PF por desvio de R$ 245 milhões em Manaus; 

Operação “Entulho”: empresários ligados a empresa Tumpex são presos pela PF em Manaus;

Em Manaus, PF e Receita deflagram “Operação Dente de Marfim” contra empresários suspeitos de fraudar contratos de lixo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.