*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A rejeição ao atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tem refletido diretamente no cenário eleitoral para o Governo do Amazonas em 2026. É o que indica a mais recente pesquisa do instituto Perspectiva, divulgada neste domingo (28), que aponta crescimento consistente da Professora Maria do Carmo (PL), especialmente na capital e com avanço também no interior do Estado.
No levantamento realizado com 2.500 entrevistados, entre os dias 17 e 26 de dezembro, por telefone, em todo o Amazonas, a Professora Maria do Carmo se mantém em segundo lugar, a exemplo de pesquisas anteriores, o que indica sua participação no segundo turno das Eleições 2026. Maria aparece em amplo crescimento com 23% das intenções de voto. O senador Omar Aziz (PSD), que tem apresentado queda e alta rejeição, surge com 39%, enquanto David Almeida tem 19%.

Vantagem na capital
A vantagem da Professora sobre o prefeito se dá entre os eleitores da capital, onde já se tornou mais conhecida. Em Manaus, Maria acumula 26% das intenções de voto, enquanto David tem apenas 19%.
Soma-se a esse cenário a altíssima desaprovação à gestão de David Almeida, beirando os 70%, que acumula diversas denúncias e processos de má administração dos recursos públicos.
Direita fortalecida
A Perspectiva também divulgou dados de intenções de votos para o Senado. O nome do deputado federal Alberto Neto (PL) aparece como a primeira opção dos entrevistados, com 39%. Os números reforçam que o perfil de direita vem crescendo entre os eleitores do Amazonas, além de ser um termômetro para o sentimento de mudança já demonstrado nas eleições passadas.
