*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um desafio no qual jovens usam cotonetes para imitar cigarros viralizou nas redes sociais, sobretudo na chinesa TikTok. A prática tem preocupado pais e especialistas, os quais apontam que a prática pode provocar danos pulmonares e morte.
O surgimento de trends ou desafios é relativamente comum na internet. Alguns podem ser inofensivos, enquanto outros podem causar riscos mortais. Esse risco existe no caso do desafio de fumar um cotonete, segundo Ricardo Coelho Reis, médico e presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT).
“Qualquer tipo de combustão, qualquer tipo de queima que você inale substâncias, é um mal. Porque você vai inalar substâncias que vão irritar o pulmão. Elas vão causar bronquite, lesão pulmonar e dos alvéolos. Então, independente da substância que você inalar, qualquer tipo de fumaça faz mal”.
No caso dos cotonetes, as hastes flexíveis produzem fumaça tóxica quando queimadas.
“Você vai fumar o algodão e vai queimar, obviamente, o plástico. Então, nós não sabemos especificamente que substâncias virão dessa queima, mas sabemos que, entre elas, você vai inalar a fibra do algodão queimada, que pode causar uma doença pulmonar: a bissinose. Inalar o plástico queimado pode causar doenças agudas, como pneumonia, sangramento, escarro com sangue, e várias outras situações”, detalha.
Ricardo esclarece ainda que praticar o ato somente uma vez, para testar ou entrar na modinha, já é suficiente para prejudicar a saúde e até mesmo colocar a vida em risco.